Franchising mineiro fatura mais de R$ 3,6 bilhões

Franchising mineiro fatura mais de R$ 3,6 bilhões

Faturamento do setor tem variação positiva de 6,9% no 3º trimestre de 2021 em comparação com igual período de 2020

O mercado de franquias manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3º trimestre de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi de 7,8% para 2021, com crescimento de 0,4%.

Setor de Franquia em MG

Em Minas Gerais, o cenário é semelhante e indica um crescimento de 6,9% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 3,6 bilhões de faturamento. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 12,8%, com um total de 15.544 operações.

A maioria das operações de franquia da região concentra-se nos mercados de Serviços e Outros Negócios (27,2%) Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,4%), e Moda (12,9%), o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising no estado.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País apontam que este movimento está muito ligado à gradual retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo.

No 3º trimestre já estava bem adiantada a agenda de liberação das restrições relativas à Covid-19, inclusive com um retorno mais robusto das aulas presenciais. Os shoppings vêm registrando recuperação na movimentação de pessoas, assim como os aeroportos.

De outro lado, os canais digitais se mantêm aquecidos, principalmente no delivery, e temos uma convivência entre atividades e serviços online e presenciais, conforme o contexto de cada rede, cidade e mercado.

Para a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, o movimento de recuperação das atividades econômicas já é perceptível. “Isso nos dá boas perspectivas para o fechamento do ano. O mercado mineiro de franquias se mostrou forte, resiliente e refletiu a reação do setor no Brasil. Nosso Estado é um campo muito vasto, com diversas oportunidades a serem exploradas. Somos 853 municípios ávidos por negócios bem estruturados. O franchising em Minas ainda tem muito para crescer”, avalia a executiva.

Desempenho dos segmentos

O segmento com maior variação no 3º trimestre foi o de Turismo e Hotelaria, com uma recuperação de 51,9%. A retomada das viagens, seja de lazer ou negócios, é o principal impulsionador, mas é importante ressaltar que a comparação se deu com uma base bastante deprimida em 2020.

Em seguida, Entretenimento e Lazer e Serviços e outros Negócios, também impulsionados pela reabertura e flexibilização dos eventos com crescimentos de 14,5% 11,8% respectivamente.

Em relação aos empregos, de acordo com a pesquisa, o setor em Minas gerou mais de 124 mil empregos diretos nos meses de julho, agosto e setembro. Isso representou um crescimento de 15,4 % frente ao mesmo período do ano passado.

Fonte: assessoria de imprensa da ABF

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias