O que as franquias ganham com o TikTok

O que as franquias ganham com o TikTok?

Franquias sem ciladas

Com mais de 1 bilhão de downloads, o TikTok é um espaço democrático, que ajuda no posicionamento de marca, com vídeos curtos e divertidos

Independente de muita polêmica com o TikTok nos Estados Unidos, é inegável o tamanho da disseminação que a plataforma oferece para usuários e para as empresas. Segundo informações da Rock Content, empresa global de Marketing de Conteúdo, já foram feitos, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de downloads do aplicativo, com recorde mensal de instalação. No Brasil, a rede social já soma 7 milhões de usuários.

Entre o público que utiliza o TikTok, 41% dos usuários tem entre 16 e 24 anos. E se engana quem pensa que esta faixa etária não gera retornos, seja como consumidores, seja como empresários. De acordo com pesquisa do Sebrae, o Brasil tem cerca de 25 milhões de empreendedores, que no geral começam a trabalhar cedo, em idade média de 13,9 anos. Com isso, 81% dos empreendedores começaram a trabalhar até os 17 anos, 17% entre 18 e 24 anos e 2% com 25 anos ou mais.

Desta forma, ter um público mais jovem como persona investidora de uma marca é fundamental para gerar novos negócios. E quando falamos em franquias, que tem um modelo estruturado e é uma ótima alternativa para quer empreender, investidores mais novos, podem ser um alvo certeiro.

O uso do TikTok por empresas é recente, mas com saldos bem positivos. E já existem redes de franquias que entraram nesta nova onda e estão remando em mares lucrativos. O consultor de comunicação, Matheus Jacob, explica o porquê as empresas ganham ao adicionar esta rede em seu planejamento. “A popularização do TikTok veio porque é um espaço extremamente democrático, qualquer pessoa pode criar conteúdos divertidos por meio das dublagens, dos cortes, da interação com o vídeo e viralizar. São vídeos curtos, que se renovam muito rápido e trazem muito entretenimento”, comenta.

Ele afirma, ainda, que expor a imagem da empresa é indispensável. “Você pode estar presente na rede social mesmo que o cliente não esteja ali, porque o posicionamento de marca vai muito além disso. O TikTok pode ajudar a ganhar uma fatia do mercado antes que o concorrente ocupe esse espaço, pode servir para fortalecer um projeto de marca empregadora ou até criar conteúdos novos e depois usufruir disso”.

Armindo Ferreira
Influenciador e consultor, Armindo Ferreira

Sobre a importância de as empresas utilizarem as redes sociais para a geração de leads, o influenciador e consultor em novas tecnologias, Armindo Ferreira, complementa e ainda orienta sobre como realizar este processo. “Hoje em dia é fundamental a presença nas redes sociais como forma de garantir mais um canal de entrada de novos negócios. Porém, isso deve ser feito de forma estratégica evitando a venda e gerando diálogos com os consumidores. A partir dessa troca vem as novas oportunidades de negócios, seja através de insights ou da venda direta, propriamente dita”.

Em especial sobre o TikTok, Armindo explica como a plataforma tem mudado a aproximação das marcas com os consumidores. “Não seria um exagero dizer que o TikTok foi o aplicativo da quarentena. Durante o período de afastamento social mais e mais pessoas baixaram o aplicativo como uma forma de entretenimento doméstico. Assim, cada marca precisa estudar como a rede funciona e tentar estabelecer uma conexão com a sua audiência. Isso pode ser feito por meio de tutoriais do tipo “faça-você-mesmo”, receitas e demonstrações de uso. Empresas do setor alimentício podem ainda mostrar os bastidores da preparação dos alimentos ou fazer disputas entre times de franqueados para saber quem faz o vídeo mais criativo a partir de uma determinada temática. Caso a marca não se sinta confortável para produzir conteúdo, pode contratar influenciadores digitais, que já possuem atenção, conhecimento e usam seu talento para ações promocionais”, orienta o influenciador.

Para o mercado de franquias, na conquista de investidores, o TikTok é uma porta excelente e, mesmo considerando que o público mais jovem, que segundo pesquisa citada no início da matéria mostrando que são os principais empreendedores, Armindo Ferreira esclarece que o perfil dos usuários já tem ganhado faixas etárias maiores.

“Acho que temos dois pontos aqui. O TikTok, com ações internas, tem investido para que a plataforma não seja só de jovens. Hoje vemos até a galera da melhor idade brilhando nos vídeos. Vemos, também, empresários dando dicas e mostrando seus produtos. Assim é possível impactar uma pessoa que está lá pelo entretenimento com uma mensagem que o leve a querer saber mais informações sobre uma franquia. Então, eu posso fazer uma série de receitas de pão, por exemplo, e depois oferecer um modelo de nanofranquia baseado naquelas receitas. Já em outro momento é importante lembrar que o jovem de hoje é o empresário investidor de amanhã e fidelizá-lo nesse momento trará retorno maior no futuro. É o tipo de visão de longo prazo, que ainda não temos muito o hábito no Brasil”, diz o consultor.

A rede de franquias de cuidados e serviços residenciais e corporativos, Maria Brasileira, foi uma das marcas que saiu na frente em ações no Tik Tok e fez uma parceria com a tiktoker influencer Patricia Alves, que gravou vídeos de dublagem e mencionou a marca. Isso gerou, também, impactos indiretos

As redes e o TikTok

“Crescemos o número de seguidores em 800% em uma semana com essa ação, que repercutiu para uma franqueada por causa dos filhos. Com isso vemos potencial de gerar essa curiosidade nos mais velhos. Adotamos uma linguagem atrativa e que nunca havíamos utilizado para conversar com os jovens, que também serão nossos consumidores”, conta o fundador da Maria Brasileira, Felipe Buranello. Além da franqueadora, os franqueados também têm autonomia para publicar vídeos engraçados relacionados aos serviços prestados, como os de faxina, o carro-chefe da marca.

A Criamigos entrou no TikTok em abril de 2020 justamente porque a plataforma tem o mesmo perfil da rede de franquias.Entendemos que a experiência da rede social vem de encontro com o propósito de espalhar amor e distração, assim como a marca. Por meio de vídeos curtos, estrelados pelas mascotes Lilica e Pedro Pudim, conseguimos criar desafios que conectam pessoas com a Criamigos, levam mais uma opção de diversão para nosso público, nos aproximando ainda mais do nosso público-alvo, criando diálogos e uma experiência positiva, atraindo os consumidores para os pontos de vendas. E a interação com os usuários do TikTok chama a atenção para quem deseja investir em negócios com propósitos diferenciados”, finaliza a sócia-fundadora da marca, Natiele Krasmann.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias