Casais empreendem juntos no Franchising

Casais empreendem juntos no Franchising

Franqueados de Alagoas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo compartilham as suas experiências no Franchising 

O empreendedorismo em casal, seja entre namorados ou casados, tem se tornado uma tendência crescente nos últimos anos.

Ao unir os laços pessoais e profissionais, casais encontram uma oportunidade de construir um negócio juntos, compartilhando não apenas o amor, mas também os desafios e sucessos empresariais.
 

A exemplo disso estão os casais franqueados da Clube Turismo, rede de microfranquia de turismo, Claudio Cesar Teske e Cristina Reschke Teske, de 64 e 58 anos respectivamente, em São Paulo (SP); e Junior e Altelane Gonzaga, 48 e 45 anos, de Maceió (AL).

“Trabalhar em equipe entre parceiros traz uma série de benefícios, como uma comunicação mais fluída, confiança mútua e a capacidade de complementar as habilidades um do outro. Ao dividir responsabilidades e tomar decisões em conjunto, os casais empreendedores podem se fortalecer e alcançar resultados excepcionais” comenta Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede.
 

Claudio e Cristina ingressaram no Franchising em 2015 e optaram pela rede em virtude das referências e por se adequar a necessidade do casal nesta fase de vida.

“Estamos casados há 40 anos e sempre quisemos uma atividade conjunta. Um desafio que se tornou uma grande oportunidade foi aprender a conviver como casal em áreas que normalmente são conflitantes”, diz Cristina, que antes de empreender atuava como professora de música. 

No entanto, empreender como casal, também, apresenta seus desafios. É necessário estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional, garantindo momentos de descanso e lazer fora do ambiente de trabalho.

“Respeito mútuo e compreender que as diferenças existem e podem ser muito importantes para aproveitar o melhor de cada um no negócio”, indica Claudio, que foi gerente técnico de acabamento.

Para Ana Virgínia, apesar dos desafios, muitos casais encontram no empreendedorismo uma forma de fortalecer seu relacionamento e construir um futuro conjunto.

“Ao enfrentarem os obstáculos e celebrarem as conquistas lado a lado, eles criam uma base sólida de apoio mútuo e compartilham a emoção de ver seu negócio prosperar”, atesta.

Para Junior e Altelane, empreender significa encarar novos desafios. Franqueados da rede desde 2013, o casal optou em empreender quando chegou na cidade, saídos do interior.

“Queríamos empreender em algo que nos trouxessem desafios novos e que gostássemos de fazer como hobby. Assim, encontramos a Clube Turismo, uma franquia que estava nascendo e que nos encantou, porque podíamos ajudar amigos, que já nos pediam para organizarmos viagens e dicas dos destinos que já havíamos visitado” comenta júnior, que era administrador público.
 

Para Altelane, formada em Direito, confiança e espírito de cooperação são muito mais presentes ao empreender em casal, bem como, a cumplicidade e maior disposição para vencer as barreiras.

“Em compensação, a rotina e o contato em tempo quase integral, não deixa espaço para saudade no fim do dia” comenta.

Ela compartilha uma dica de ouro para o sucesso dos negócios e do amor.

“Sejam apaixonados pelo que vão fazer, dividam bem os setores que cada um vai atuar dentro do empreendimento, sejam transparentes, partilhem as decisões estratégicas da empresa e se amem muito. Sem esse sentimento, a sociedade acaba logo”, complementa.

De acordo com a CEO da Clube Turismo, a rede está se estruturando para ser, até 2030, a maior e melhor rede de franquias de agência de viagem e referência no Franchising brasileiro.  

“Sem deixar de lado os valores que passam a nortear todos os processos e capital humano do grupo, como ética profissional, com pessoas em primeiro lugar, e inovação todos os dias. A meta para este ano é chegar a um faturamento de R$ 156 milhões”, ressalta.

A Seld Lavanderia Express também conta com casais empreendedores entre seus franqueados.

Moacyr Santos e Paola Patrícia começaram a operar na rede em dezembro de 2022. A dupla optou pela marca pelo baixo custo de investimento inicial e por ser uma franquia em início de atividade, o que permitiria maior flexibilidade e negociação, apesar dos maiores desafios.

“As principais vantagens são a cumplicidade e o comprometimento. Já o maior desafio é saber diferenciar o relacionamento marital, com as questões profissionais, colocando limites daquilo que tem que ser resolvido em horário comercial e a manutenção de uma rotina familiar” comenta Moacyr.

Para Paola, a garantia do sucesso é que as decisões sempre devem ser tomadas em conjunto respeitando o tempo e as dificuldades de cada um, aproveitando a vantagem de ambos se conhecerem e saberem dos limites de cada um.

Na Doutor Sofá, o casal Stefano Ditadi e Bruna Louise Paul atuam juntos na unidade de Bruske (SC).

Stefano abriu a primeira unidade em Caxias do Sul, em 2019. Na sequência, as franquias de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gramado (RS).

“Em 2020, já sabendo que o negócio era rentável, procuramos juntos uma área para inaugurar nossa primeira operação como sócios. Ela atua no ramo têxtil e tem familiaridade para a parte financeira e burocrática. Eu tenho uma agência de marketing e gosto do atendimento e parte de divulgação. Somamos muito trabalhando juntos”, finaliza Stefano.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias