Por isso, algumas redes de franquias estão acelerando seus planos de expansão na região com alta expectativa de incremento no faturamento
O mercado de franquias no Nordeste segue aquecido. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento na região faturou quase R$ 32 bilhões em 2022, um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, variação semelhante à média nacional de 14,3%.
Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia nordestina, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pela região.
Para o diretor da regional da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente às mudanças impostas nos últimos anos.
“O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.
Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do Franchising do Nordeste.
Em linha com estes movimentos, algumas marcas de segmentos variados possuem planos de expansão representativos na região.
5àsec
O grupo 5àsec, especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza, mira os estados nordestinos para ampliar a presença na região. Estão previstas a abertura de seis operações até o final de 2023.
Água Doce
Atualmente, com 80 unidades em sete estados, a Água Doce é conhecida pela gastronomia brasileira, prevê expansão para todo os estados nordestinos, com foco em capitais e cidades acima de 100 mil habitantes.
Calçados Bibi
A Calçados Bibi visa ampliar a presença em Alagoas, onde já conta com três operações.
Casa do Celular
A Casa do Celular tem como plano chegar a 250 lojas até o final de 2023, expandindo para todos os estados do nordeste, com foco nas pequenas cidades.
Casa do Construtor
A rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia tem planos de franca expansão para o nordeste, com potencial para 105 ou mais unidades, com destaque para o estado da Bahia, com 22 oportunidades, Ceará, com 19, e Maranhão, com 29 oportunidades. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são Itapipoca (CE), Garanhuns (PE), Codó (MA) e São Cristóvão (SE),
Divino Fogão
A Divino Fogão prevê a implantação de mais quatro lojas, principalmente, em Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Piauí. Além disso, com um plano de crescimento para aeroportos em todo o País, a rede planeja abrir uma operação no aeroporto de Fortaleza, no Ceará.
iGUi
Composta pelas marcas iGUi, TRATABEM e Splash, a rede iGUi, fabricante e comercializadora de piscinas tem no Nordeste um dos mercados prioritários para a empresa, por se tratar do segundo maior mercado, devido muito à alta taxa de insolação e potencial turístico. Os planos de expansão são abrir mais 70 unidades até o fim do ano.
Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet, rede de empreendedorismo gastronômico, escolheu o Nordeste para abertura do novo modelo de negócios da empresa, o slim.
Milon
Especialista em vestuário infantil e infanto-juvenil, a Milon dá continuidade ao plano de expansão por franquias, visando aumentar a abrangência nacional da marca e a região Nordeste foi uma das escolhidas pela empresa para a abertura de lojas em shopping centers ao longo de 2023.
Mr. Cheney
A Mr. Cheney, rede de franquias de cookies e sobremesas tipicamente americanas, tem planos de expansão para o Nordeste, procurando franqueados operadores, ou seja, que tenham intenção de ocupar parte do tempo na operação da unidade.
Peça Rara
A rede de franquias de brechó visa a região Nordeste para levar seu propósito. Dessa forma, a rede já prevê a abertura de novas unidades em Campina Grande (PB), Arapiraca (AL) e em Salvador (BA).
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias