Saiba quais são as tendências para o Franchising em 2023

Saiba quais são as tendências para o Franchising em 2023

Franquias sem ciladas

Quem pensa em empreender em 2023 precisa ficar atento ao Franchising, que faturou mais de R$ 200 bilhões, durante o ano de 2022

Contudo, é necessário pesquisar quais são as tendências para 2023. Há, por exemplo, várias opções de franquias baratas e lucrativas. Assim como negócios que exigem mais investimento e, também, são boas ‘apostas’. Ou seja, há negócios para gostos e bolsos variados.

Algo que deve ser ressaltado é que o crescimento das franquias também mostra a boa receptividade dos consumidores. E para além do sucesso comercial, este dado ilustra a solidez do segmento. 

Para se ter uma ideia, em 2022, as franquias que mais cresceram foram aquelas do segmento de Alimentação, que faturou R$ 15 bilhões somente no primeiro semestre. O nicho de Hotelaria e Turismo obteve um crescimento 15,9% neste mesmo período.

Vamos ressaltar, aqui, as tendências para 2023 que são as seguintes:

  • Alimentação: este setor permanece em alta e abre amplas possibilidades de crescimento. No ramo da Alimentação são inúmeras as opções de franquias para todos os tipos de alimentos. Comida congelada, fast food e comidas típicas são alguns dos negócios mais abrangentes;
  • Casa e Construção: trata-se de um setor que cresce desde o começo da pandemia e permanece em expansão. Aqui o comércio de materiais, a oferta de serviços diversos, a terceirização de manutenções, entre outros, alavancam a área;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: a área da estética continua em alta. Tendências mostram haver uma clientela interessada em diversos tipos de produtos e/ou serviços estéticos. Assim, salões de beleza, espaços de serviços de estética, clínicas de emagrecimento e tratamentos de saúde em clínicas integrativas, entre outros, se destacam;
  • Vestuário/Moda: este segmento também aparece como uma forte opção de negócio para 2023. Trata-se de uma área que oferece muitas oportunidades. Neste nicho se destacam, por exemplo, franquias de brechós e lojas virtuais de roupas e calçados para além do comércio tradicional;
  • Serviços e outros negócios: este setor é bastante diversificado, pois engloba prestação de serviços variados. Entre as tendências para 2023, franquias de agências que prestam serviços de Marketing Digital são focos, isso porque o digital se tornou uma área extremamente lucrativa e segue em expansão;
  • Home Based: as franquias home based cresceram muito durante a pandemia. Hoje, diversas redes oferecem o modelo, com toda a operação realizada de forma remota, em casa, através da tecnologia. E, com o avanço da digitalização, a tendência segue em franca expansão. Ao optar por uma franquia home based, o empresário mantém, sobretudo, a autonomia de gestão. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que as operações home based totalizaram 14,8% em 2022.

A conclusão é que franquias focadas em negócios home office, home based; em delivery ou implementadas em cidades fora do eixo das metrópoles, continuam crescendo.

Por Clarice Tatyer
Repórter do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom