3 Franquias híbridas para empreender

3 Franquias híbridas para empreender

Negócios unem digital e presencial, em nichos como papelaria, restaurante delivery e até franquia com atendimento semiautomático

A pandemia não mudou apenas a forma de consumo dos clientes, mas, também, a maneira que os empreendedores investem em seus negócios.

Combinar produtos e serviços online com offline se tornou o caminho para conseguir absorver os dois perfis de público existentes: aqueles que optam pela visita às lojas físicas e os que preferem a comodidade das compras digitais.

Não à toa, a retomada do comércio presencial, o avanço da digitalização e outros canais de venda, como delivery, estão entre os principais motivos para a consolidação da recuperação e do crescimento do mercado de franquias brasileiro, em 2022, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).  

Conforme o estudo recente da instituição, o faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões, em 2021, para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF.

No balanço de 2022, os 11 segmentos classificados pela ABF apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. E a projeção para 2023 é ainda mais audaciosa, com um crescimento entre 9,5% e 12% de faturamento.

Para quem pretende empreender ainda neste ano, a sugestão é em busca de negócios híbridos, que garantem ganhos tanto nos produtos e serviços online, como nos físicos.

Conheça algumas opções de redes que oferecem esse formato!

PaperMall: digital + físico

O objetivo da estratégia híbrida, já testada desde o início da pandemia e fez a marca dobrar de tamanho, é oferecer atendimento no balcão, mas, também, humanizado pelo WhatsApp e redes sociais, aumentando a abrangência de divulgação do negócio, o raio de atendimento e venda das unidades.
 

São dois modelos de franquia: virada de bandeira, reestruturação do negócio com a licença de marca da PaperMall, e o modelo tradicional de franquia. O investimento inicial é a partir de R$117 mil, com taxa de franquia de R$ 35 mil e payback a partir de 15 meses.

American Cookies: delivery + loja física

A American Cookies, que possui mais de 50 lojas em 10 estados brasileiros, faturou R$ 3,8 milhões, em 2021. Já em 2022, teve receita de R$ 10,7 milhões, um incremento de 182%.

Já para 2023, também por conta de seu modelo híbrido de atuação, a rede espera fechar o ano com 15% no aumento de faturamento, em relação a 2022.

Açaí Puríssimo: franquia semiautomática

A rede brasiliense especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, aposta em um novo modelo, a franquia semiautomática, com um funcionário e um totem de autoatendimento, proporcionando mais agilidade para o cliente, facilitando a gestão do negócio e reduzindo o custo fixo.

O investimento neste formato é a partir de R$ 149 mil, com custo operacional mensal de até R$1.800, previsão de faturamento de R$ 40 mil por mês.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias