A importância dos dados para conquistar novos franqueados

A importância dos dados para conquistar novos franqueados

Especialistas da CMLO&Co, agência de Marketing Digital paulistana, orientam que, para as redes conseguirem maior expansão, é preciso investir em marketing estratégico

Uma das maiores dores das redes de franquia é o Marketing. Especialmente, quando falamos naquelas novas redes, ou aquelas de menor potencial financeiro. Porém, muito mais do que não ter verba para investimento, o fundamental é saber como se organizar para destinar alguma verba para o setor, responsável pelo crescimento consistente do negócio.

“A franqueadora só vai atrair a compra de novas franquias quando, realmente, tiver dados que importem para os investidores. Então, você ter essa conversa da franquia com esse

público direcionado, sendo conduzido por especialistas, oferece mais segurança e, consequentemente, um crescimento da base de franqueados”, afirma Bruno Gimenes, diretor de negócios da CMLO&CO, agência de Marketing Digital de São Paulo (SP).

O co-founder e CMO da CMLO&CO, Rafael Beraldi, reforça este aspecto da retaguarda. “O comercial é a alma de qualquer negócio. Quem não é visto, não é lembrado, então, podemos dizer que prospectar novos franqueado e pessoas que vão divulgar as suas ideias é essencial. Uma agência de marketing é importante porque ela vai operacionalizar e planejar uma estratégia. Até porque o franqueado tem que focar no seu negócio”.

Padrão de marca e o uso pelos franqueados

Para Rafael, o ativo mais importante de uma rede de franquia é marca e a força que ela tem. “Quando você tem os seus franqueados, a sua rede, o que vende é a sua marca. Você não pode deixar que cada unidade decida o que fazer. É preciso padronizar a comunicação e só assim para conseguir atingir objetivos de brand e até de venda”.

Contudo, o co-founder da CMLO&Co mostra que é precisa que os franqueados também possam ter liberdade para realizar algumas ações, mas sem fugir do escopo da marca, com base em manuais e, até mesmo, com uma área de compliance para garantir que a mensagem seja unificada e transmitida da maneira correta.

Valor das redes através do marketing

Gerar tráfego para as unidades franqueadas e para o negócio, como um todo, é um dos principais objetivos do Marketing.

“O marketing é justamente ter aí um cross entre o digital e offline. Os donos de franquias possuem muitos problemas em relação a suporte e a ter um plano personalizado, porque é muito difícil, hoje, uma franqueadora ter uma agência de marketing, possuir a sua área de marketing e não entender uma região diferente, que depende muito da personalização. E para isso, é preciso ter essa robustez de atendimento e marketing”, finaliza Bruno.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias