Sistemas de gestão são essenciais para as franquias

Sistemas de gestão são essenciais para as franquias

Desde a concepção do negócio até a administração diária, softwares de gerenciamento podem, inclusive, auxiliar no crescimento estruturado

Os sistemas de gestão são ferramentas que auxiliam no acompanhamento de diversas atividades do dia a dia das empresas, permitindo melhor visualização dos processos operacionais e possibilitando melhores tomadas de decisão.

Além disso, estes sistemas proporcionam crescimento mais estruturado, com base em dados, que conduzem o caminho que o negócio deverá seguir para a sua expansão saudável.

Entre os processos que podem ser geridos pelos sistemas estão o financeiro, fiscal e contábil, receitas e despesas, organização das informações dos colaboradores, bem como vendas, por exemplo.

“Quando um franqueador contrata algum módulo, ou sistema específico, ele passa a ter todo o controle da rede, por exemplo, saber o que o franqueado está vendendo, quais são os resultados das vendas, assim, com esta visão macro, ele consegue orientar cada um dos franqueados a seguir o melhor caminho”, comenta o diretor da Alterdata, Joseph Spiegel.

O sócio-diretor da Gigatron, complementa comentando que as ferramentas de gestão operam de forma ainda mais sensível, oferecendo informações indispensáveis para o dia a dia do negócio.  

“Otimizar dados é o maior desafio quando falamos em gestão. Ter informações geográfica e saber quem são os franqueados, quais clientes são ativos, o valor que pegam, são elementos relevantes na tomada de decisão lá na ponta. Isso permite, por exemplo, a criação de ações promocionais para aumentar o fluxo de venda”, explica.  

Além disso, ambos executivos mencionam que os sistemas englobam, também, a parte financeira e contábil dos negócios.

“As franquias tem folha de pagamento, tanto franqueado quanto da rede, energia elétrica, aluguel do imóvel, onde ele faz toda a estrutura da marca, e é importante ter tudo isso mapeado”, orienta Victor.

Facilidades para o consumidor

O diretor da Alterdata apresentou outro caminho importantíssimo, especialmente para as redes de franquias, que é oferecer muito mais facilidade e comodidade para os seus clientes.

“Aqui falamos sobre omnichannel, prateleira infinita, entre outros conceitos que vão, inclusive, fidelizar o consumidor. Pense o cliente da rede podendo comprar o produto que quiser, de qualquer lugar e, em uma eventual troca, poder realizá-la em qualquer unidade, sem precisar fazer grandes deslocamentos e mudanças de agenda para isso”, ressalta Joseph.

É fundamental iniciar uma rede com sistemas de gestão

Para uma rede de franquia conseguir e manter a escalabilidade do negócio, ela precisa ter, segundo Joseph, um sistema de gestão integrado que permita unificar diversas informações. “Se o franqueado não investir em um sistema de gestão, ele não saberá o que está acontecendo na ponta. Ele pode até conseguir escalar o negócio, mas não vai conseguir sustentar”, afirma o executivo da Alterdata.

Para o sócio-diretor da Gigatron é essencial que as empresas investam em sistemas de gestão desde a formatação.

“É indispensável, nesse processo de formatação, que as empresas já invistam em sistemas de gestão para ter as informações corretas, precisas e alinhadas desde o início. Gestão é importante para todo mundo, é preciso ter informações precisas e saber qual a saúde financeira da empresa. Isso fortalece, especialmente, a capilaridade da rede”, completa Victor.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias