A importância do Geomarketing para as franquias

A importância do Geomarketing para as franquias

O Geomarketing aponta as áreas com maior potencial de mercado e os franqueados usam essas informações para transformá-lo em vendas

Para se entender, segundo a Rock Content, empresa de serviços e produtos de markenting, Geomarketing consiste em estratégias de marketing que contenham inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa.

Contudo, também, o Geomarkting é uma forma de as empresas validarem pontos específicos para a abertura de novas unidades. E isso serve para as franquias, que expandem seus negócios para outros lugares com as inaugurações de novas operações.

E um dos elementos cruciais para o sucesso de uma unidade franqueada é o local escolhido para a implementação do ponto.

Desta forma, percebemos que o Geomarketing não é útil somente em ações no B2C, mas como uma peça fundamental desde o início do seu negócio.

A busca das franqueadoras pelos pontos ideais

Desde que o sistema de Franchising existe, saber onde uma unidade será instalada, é crucial para que a nova operação, também, seja passível de sucesso.

“O setor de Franquias permite uma expansão mais acelerada do negócio, levando a ganhos de escala que fortalecem a própria rede. Uma franquia que esteja expandindo rapidamente atrai o interesse de potenciais franqueados e acelerar ainda mais seu ciclo de consolidação. Esse é o momento em que a marca fica quente no mercado e quando ela deve resistir e zelar pelo patamar de qualidade de suas localizações”, comenta João Eduardo Caetano, CEO e Co-founder da Mapfry, empresa de solução de Geomarketing, autor do livro Geomarketing Escolar de Bolso e professor de Geomarketing na USP/Esalq e ESPM.

O especialista ressalta que a falta de um planejamento estratégico de Geomarketing pode gerar conflitos entre os parceiros.

“Nem todas as franquias sabem bem como manter este patamar e podem sobrepor lojas em uma mesma região, a chamada canibalização, ou ter pouco cuidado na validação de mercados abrindo em pontos com menor potencial de vendas. Isso leva a crises com franqueados e pode até afetar a reputação da rede que, a partir disso, esfria e passa a ter dificuldade em atrair novos franqueados”, alerta João Caetano.

Porém, ele mostra que também há o outro lado, aquelas franquias seguras de sua performance comercial, que garantem um faturamento mínimo ou, até mesmo, que cobrem uma parte do aluguel por um certo período.

Benefícios do Geomarketing para os franqueados

João Caetano declara que a aplicação do Geomarketing oferece melhor entendimento para o franqueado sobre a sua própria atuação no negócio.

“Este canal permite que alguns franqueados busquem pontos comerciais com mais segurança e validem as opções enviadas pela franqueadora. Isso aumenta o entendimento do franqueado sobre o mercado em que ele irá atuar, reforçando sua escolha de franquia e seus esforços de marketing. Afinal, é o franqueado quem vive e respira o mercado e deveria saber mais sobre suas características”, afirma o CEO.

Ainda, segundo ele, o Geomarketing pode potencializar os resultados de sucesso e ganho de uma unidade franqueada

“Existem casos em que os franqueados encontraram mais públicos para suas ofertas, com aumentos significativos em faturamento. Na prática, o Geomarketing aponta as áreas com maior potencial de mercado e os franqueados usam essas informações para transformar esse potencial em vendas”, contextualiza.

E quais informações o Geomarketing oferece?

São diversos elementos utilizados no Geomarketing para que se tenha a escolha do ponto ideal. Entretanto, João aponta aqueles considerados mais assertivos.

“A principal característica de um mercado é a sua dimensão, ou seja, quantas pessoas vivem ou circulam por aquela região. Após isso, abrimos o perfil por idade, tamanho das famílias e renda. Esses recortes apontam que tipos de negócios poderiam dar mais certo naquele lugar”, orienta.

Custo x benefício?

O custo é um dos principais entraves para que as franqueadoras adotem ferramentas de Geomarketing em seus escopos de trabalho, mesmo com a necessidade vital deste canal para as marcas.

O CEO da Mapfry conta que os estudos de Geomarketing sempre foram caros e difíceis, por isso, no caso das franqueadoras, o trabalho de analisar os mercados sempre foi feito pela própria rede de franquias ou pelos consultores contratados.

No entanto, Caetano diz que, atualmente, existem soluções rápidas, simples e acessíveis.

“Aqui na Mapfry, por exemplo, oferecemos um plano inicial gratuito, pensado para empresários que precisam se familiarizar com o Geomarketing antes de contratar algum plano. E a principal vantagem que oferecemos é o cliente saber quanto custa desde o início e viver o ciclo de aprendizado da plataforma antes de contratar um plano pago. Já para os profissionais que já tenham experiência, oferecemos planos mais elaborados, sempre acessíveis, para que o custo da solução seja bem menor do que seus benefícios”, finaliza João.

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Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias