5 franquias para faturar até R$ 140 mil

5 franquias para faturar até R$ 140 mil

O Franchising é uma opção segura, entretanto, especialistas apontam ser preciso cuidados na hora de escolher onde aplicar o seu dinheiro

O cenário econômico mundial passou por grandes transformações desde 2020, com a crise causada pela pandemia. Os setores que conseguiram ultrapassar a sua fase mais severa se consolidaram como alternativas seguras de investimento.

E um destes mercados é o franchising, que em 2021 faturou mais de R$ 185 bilhões e cresceu 10,7%, se comparado ao ano anterior, retomando, assim, os índices pré-pandêmicos, segundo o balanço anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Além disso, o estudo mostra que o setor de franquias também teve participação significativa na geração de empregos no ano passado, mais de 1,400 milhão de novos postos de trabalho, em que, na média, cada unidade de franquia gerou oito empregos diretos.

Especialista aponto o que é ideal

Segundo o especialista em Franchising e CEO da holding de franquias HOIF, Fellipe Sol, tamanha capacidade de resiliência e recuperação se explica pela franquia contar com uma rede colaborativa, centrada na franqueadora, que dispõe todo o suporte necessário desde o início da operação da unidade, como treinamentos e consultoria, até capacitação profissional para funcionários. Enquanto o negócio independente atua de forma solitária e mais vulnerável às instabilidades do mercado.

“Negócios próprios possuem uma taxa de mortalidade de 24,9%, enquanto franquias possuem apenas 3,7%, ou seja, a chance de sucesso com uma franquia é quase sete vezes maior do que com um negócio próprio. São números animadores que demonstram um excelente potencial de investimento”, afirma Sol.

A escolha do modelo de negócio mais adequado ao seu perfil é, no entanto, imprescindível para o sucesso do empreendimento. Um ponto fundamental é analisar, de forma consciente e assertiva, a franquia em que se pretende investir tempo, dedicação e capital. É preciso assegurar muito mais do que retorno financeiro, mas a satisfação profissional.

Portanto, é preciso estar atento a alguns fatores, como exemplo, ter conhecimento da operação, do seu papel como franqueado e estar disposto a tocar, de fato, o dia a dia do negócio.

A fundamentalidade da COF

A lei de franquia estabelece que todo franqueador deve fornecer ao candidato a COF (Circular de Oferta de Franquia) antes que seja assumido qualquer compromisso. Mas o ponto principal é, sem dúvida, a autoanálise, pois só assim é possível presumir como seria o seu desempenho atuando em determinado segmento.

“Uma ajuda especializada é fundamental. Há diversos recursos disponíveis para novos empreendedores, desde entidades como o Sebrae até consultorias e assessorias especializadas. Ainda assim, por mais difícil que possa parecer, meu conselho é: aja! Empreender significa realizar. Não fique paralisado pela necessidade das condições perfeitas porque estas não existem” aponta o especialista em mercado de Franquias e sócio fundador da Kick Off Consultores, Renato Claro.

Existem diversas opções de franquias, para todos os interesses e condições.

Conheça alguns exemplos com investimento inicial a partir de R$ 72 mil e faturamento de até R$ 140 mil.

Clinicão

Inaugurada na cidade Guaratinguetá (SP), em 1994, a Clinicão foi a primeira rede de franquias de serviços veterinários do Brasil. Em 2018, ingressou no franchising com o objetivo de replicar seu negócio de sucesso e desenvolver veterinários empreendedores.

Atualmente, conta com cinco unidades em operação nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com o seu modelo de clube de assinaturas, o Clinicão Plus, a rede aumentou seu faturamento bruto em 8% em um ano e tendo mais de 140 assinantes.

A marca, conta com três modelos de negócios, tem investimento entre R$ 134.689,00 a R$ 400 mil, sendo eles: consultório smart, consultório e clínica. A projeção de faturamento mensal varia de R$ 40 mil até R$ 140 mil.

Mercadótica

Fundada em 1991, a Óticas Mercadótica foi a primeira franquia óptica da Bahia e entrou para o franchising em 2012.

A marca, que possui com 27 unidades franqueadas, conta com dois modelos de negócios e investimento inicial a partir de R$ 102,8 mil. O faturamento médio mensal varia de R$ 30 mil a R$ 100 mil.

Hey Peppers!

Fundada em 2013, no município de Santa Rosa (RS), a Hey, Peppers! é uma franquia de escolas de inovação bilíngue. Como diferencial, a marca conta com os “prata da casa”, ou seja, funcionários e alunos que se tornaram franqueados e, hoje, correspondem a mais de 50% da rede.

Com 30 unidades em operação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná,

a Hey, Peppers! possui dois modelos, em quais o franqueado faz a gestão da unidade.

O investimento inicial é a partir de R$ 72 mil, variando conforme o tamanho da unidade e o número habitantes da cidade, e o faturamento médio mensal varia de R$ 25 mil a R$ 70 mil.

Vitória SPA

Criada em 2016, o Vitória Spa é uma rede de casas de repouso de alto padrão, onde os hóspedes têm acesso a educador físico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, enfermagem 24 horas, psicólogo, atividades recreativas, área verde, passeios externos, central de monitoramento, piquenique pelos parques da cidade e um amplo calendário de festas e eventos.

A marca possui 12 unidades próprias e duas franqueadas, pelo interior de São Paulo e Minas Gerais.

O investimento inicial é entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, com uma média de faturamento mensal de R$ 135 mil.

Belle.club

Em parceria com o Instituto Embelleze, a marca foi criada em 2017, sendo, também o primeiro clube por assinaturas do País.

Com unidades em Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Santo André (SP) e em Belém (PA), a rede tem investimento total de R$ 200 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias