A 31ª edição do Selo de Excelência em Franchising chancelou 256 redes que alcançaram melhor desempenho pela visão dos franqueados
Após dois anos sem sua execução integral e de forma presencial, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) retomou a realização do Selo de Excelência em Franchising (SEF), principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado.
Em 2022, ao completar 31 anos de história, o SEF bateu recordes: foram 256 marcas chanceladas. O Estado do Rio de Janeiro mostra a representatividade no Franchising e ganhou destaque com 27 redes premiadas.
A principal chancela do mercado de franquias brasileiro é conquistada pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa de Desempenho da entidade, respondida por seus respectivos franqueados.
O estudo amplo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
Para levar em consideração os reais impactos da Covid-19, alguns pontos da pesquisa do SEF 2022 foram revisitados. O questionário foi composto por perguntas que visaram avaliar os períodos “Pandemia x Não Pandemia”.
Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados para diminuir a relevância dos impactos dos cenários global e econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances operacional e de relacionamento com o franqueado. E, ainda, foi utilizado um indexador que equalizou as notas dos franqueadores que atuam em segmentos impactados negativamente pela pandemia.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a cada ano as marcas estão se profissionalizando e, com a pandemia, esse selo representou uma superação.
“Todos sabem o quanto foi um ano difícil. O Selo de Excelência da ABF serve como um estímulo para todas as franquias melhorarem ainda mais. Essa vitória é um grande exemplo de força e superação que essas marcas passam como exemplo das boas práticas, de perseverança e resiliência”, destaca o presidente.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo cinco franqueados, 10 unidades e dois anos atuando no franchising; Sênior, que compõe as redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e cinco anos no mercado; Máster, redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há, pelo menos, 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.
Redes do Rio de Janeiro chanceladas pelo SEF
MEGA | MÁSTER | SÊNIOR | PLENO |
CCAA | CLUBE MELISSA | ASTRAL | ESPETTO CARIOCA |
SPOLETO | DROGARIAS MAX | BILLY THE GRILL | EURO COLCHÕES |
MEGAMATTE | CF CONTABILIDADE | INSTITUTO GOURMET FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
ORTHOPRIDE | CULTURA INGLESA | O BURGUÊS | |
VIA MIA | FUEL THE EYEWEAR COMPANY | PELO ZERO DEPILAÇÃO | |
YES! | HOT N’ TENDER | PIZZA DO RÃO | |
RESERVA | PORTO DO SABOR | ||
SUPER ESTÁGIOS | SPÉ O SPA DO PÉ | ||
SUSHIRÃO | VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR | ||
WERNER COIFFEUR |
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias