27 franquias cariocas são premiadas com excelência

27 franquias cariocas são premiadas com excelência

A 31ª edição do Selo de Excelência em Franchising chancelou 256 redes que alcançaram melhor desempenho pela visão dos franqueados

Após dois anos sem sua execução integral e de forma presencial, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) retomou a realização do Selo de Excelência em Franchising (SEF), principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado.

Em 2022, ao completar 31 anos de história, o SEF bateu recordes: foram 256 marcas chanceladas. O Estado do Rio de Janeiro mostra a representatividade no Franchising e ganhou destaque com 27 redes premiadas.

A principal chancela do mercado de franquias brasileiro é conquistada pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa de Desempenho da entidade, respondida por seus respectivos franqueados.

O estudo amplo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

Para levar em consideração os reais impactos da Covid-19, alguns pontos da pesquisa do SEF 2022 foram revisitados. O questionário foi composto por perguntas que visaram avaliar os períodos “Pandemia x Não Pandemia”.

Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados para diminuir a relevância dos impactos dos cenários global e econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances operacional e de relacionamento com o franqueado. E, ainda, foi utilizado um indexador que equalizou as notas dos franqueadores que atuam em segmentos impactados negativamente pela pandemia.

Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a cada ano as marcas estão se profissionalizando e, com a pandemia, esse selo representou uma superação.  

“Todos sabem o quanto foi um ano difícil. O Selo de Excelência da ABF serve como um estímulo para todas as franquias melhorarem ainda mais. Essa vitória é um grande exemplo de força e superação que essas marcas passam como exemplo das boas práticas, de perseverança e resiliência”, destaca o presidente.

O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo cinco franqueados, 10 unidades e dois anos atuando no franchising; Sênior, que compõe as redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e cinco anos no mercado; Máster, redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há, pelo menos, 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

Redes do Rio de Janeiro chanceladas pelo SEF

MEGAMÁSTERSÊNIORPLENO
CCAACLUBE MELISSAASTRALESPETTO CARIOCA
SPOLETODROGARIAS MAXBILLY THE GRILLEURO COLCHÕES
 MEGAMATTECF CONTABILIDADEINSTITUTO GOURMET FORMAÇÃO PROFISSIONAL
 ORTHOPRIDECULTURA INGLESAO BURGUÊS
 VIA MIAFUEL THE EYEWEAR COMPANYPELO ZERO DEPILAÇÃO
 YES!HOT N’ TENDERPIZZA DO RÃO
  RESERVAPORTO DO SABOR
  SUPER ESTÁGIOSSPÉ O SPA DO PÉ
  SUSHIRÃOVIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR
  WERNER COIFFEUR 
RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias