É preciso analisar o payback cuidadosamente

É preciso analisar o payback cuidadosamente

Franquias sem ciladas

O especialista em franchising, Carlos Diego Oliveira, diz que analisar o retorno de investimento envolve, inclusive, o capital de giro

Em outubro de 2020 lançamos aqui no Mundo das Franquias a editoria Educa Franchising, que tem como objetivo auxiliar investidores e franqueados a entenderem melhor alguns detalhes nos negócios de franchising. Na primeira matéria falamos sobre payback, ou retorno do investimento, de forma mais simplista para que os leitores entendam o que é e como calcular.

Contudo, o payback vai muito mais além. Por conta disso batemos um papo com o especialista em franquias e CEO da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira, para entendermos a fundamental importância sobre conhecer e calcular, com detalhes, o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Carlos Diego Oliveira, CEO da Go2 Franquias

“O Retorno de Investimento é colocado na franquia, como um todo. O que muitas pessoas têm dificuldade é de calcular esse investimento e qual o valor dele completo. Há muita gente que coloca somente valores para abrir a franquia, como instalações, equipamentos, obras, esse tipo de coisa. Mas o que o investidor tem que saber é que ele tem que colocar todo o valor que vai neste projeto, inclusive o capital de giro. Assim como também é preciso incluir nesta conta a taxa de franquia, pois também é um investimento”, orienta Carlos Diego.

O especialista ainda reforça a importância sobre adicionar à esta soma, o capital de giro, que muitas vezes se perde por não ser calculado corretamente no payback. “O capital de giro serve para fazer o negócio acontecer e muitos franqueados acham que está lá apenas para quando precisarem, sem conta-lo como investimento. Assim, este dinheiro vai embora, em especial no início da operação, que ainda não atingiu o seu ponto de equilíbrio”, esclarece Diego.   

O executivo ressalta a importância em ter esta conta perfeitamente calculada. “O candidato a franqueado precisa ter esta conta na média da rede, para ver como ela se comporta e poder comparar com o que o franqueador apresenta nos materiais de franquias e na ABF. É preciso ver se todo este investimento está estipulado, e de maneira separada, na COF. Também é necessário que o investidor converse com os franqueados da rede, para saber se eles têm atingido a curva de faturamento e lucratividade e, consequentemente, tenham alcançado o prazo do retorno de investimento. Isso é muito importante para que o candidato tenha noção do payback”, afirma.

Por fim, Diego aponta que o cálculo do retorno tem relação direta com o período do contrato. “Em algumas redes, por terem investimento muito alto e lucratividade média ou baixa, muitas vezes, o retorno de investimento fica muito distante. É fundamental que o candidato à franquia faça esta conta para que ele também possa comparar com o tempo que ele ficará como franqueado. Mesmo que haja cláusula de renovação de contrato, ele tem que saber que há um prazo que, no geral, é de cinco anos. Então, se você tem uma franquia com investimento muito alto e possibilidade de retornar este investimento com prazo muito estendido, como exemplo, em quatro anos, na prática o franqueado ganhará dinheiro apenas por um ano. Esta conta ajuda, inclusive, na negociação da aquisição da franquia”, completa.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias