Como a gestão de pessoas influencia o sucesso das franquias

Como a gestão de pessoas influencia o sucesso das franquias

Um time engajado, comprometido e feliz é fundamental para o sucesso, inclusive quando é no setor de franquias que envolve muito mais profissionais

Contar com um time engajado, comprometido e, principalmente, que esteja feliz com o exercício da atividade profissional, é um aspecto fundamental para o sucesso em todas as empresas, das mais diversas atividades.

Quando o setor é o de franquias, que inclui franqueadores e franqueados, esta premissa é ainda mais relevante, pois estamos falando de um negócio que envolve, geralmente, muitas unidades, gestores, lideranças e colaboradores. É um grande contingente de pessoas, cuja atuação é decisiva para que uma franquia seja bem-sucedida ou não.

Quando olhamos para as pessoas, temos as relações que se estabelecem entre colaboradores, gestores e lideranças, e aquelas decorrentes da dinâmica entre franqueados e franqueadores, dentro do ecossistema da rede e, também fora dele, junto aos clientes diretos ou indiretos do negócio. E aí, a atuação de uma única pessoa pode gerar ganhos ou perdas que impactam todo o grupo.

Como ponto de partida, a gestão de pessoas deve estar baseada em pilares como valores e propósitos reconhecidos e aceitos por toda a organização, pois eles vão nortear a forma de se conduzir o negócio e, consequentemente, a conduta que se espera das pessoas.

Por outro lado, é preciso ter um ambiente que promova o engajamento, o desenvolvimento e a felicidade das pessoas que dele participam. Colaboradores que se sentem parte do negócio e percebem que seus objetivos são compartilhados com a empresa têm motivação para atuar com excelência em suas atividades, o que se reflete nas relações com os clientes e as equipes desse ecossistema.

Outro ponto relevante é que a comunicação entre toda a rede e, principalmente, junto aos clientes, seja transparente e reflita os valores da organização, que devem estar em sintonia com o que a sociedade também valoriza hoje, incluindo responsabilidade social e ambiental e respeito à diversidade.

Estes são apenas alguns aspectos envolvidos na gestão das pessoas e quanto maior é o ecossistema, maior é a complexidade e o desafio dessa missão. Daí a necessidade de se contar com a competência de um bom time interno e o apoio externo de consultorias para olhar a gestão de pessoas em toda a abrangência e profundidade que o setor de franquias requer.

Jean Patrick

Master coach e treinador comportamental, CEO e founder head coach do Instituto Jean Patrick.

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Coluna Mindset, com Jean Patrick

Master coach e treinador comportamental, CEO e founder head coach do Instituto Jean Patrick