Microfranquia cresce 40%

Microfranquia cresce 40%

A pandemia incentivou o crescimento de negócios com menores investimentos atraindo empreendedores que buscam liberdade financeira

A pandemia motivou que o modelo de microfranquia se tornasse um dos grandes destaques do setor, fazendo que com muitas redes fortalecessem os modelos de menor investimento e mais compacto e, por outro lado, outras marcas passaram a investir nesta modalidade de franquia.

Com investimento de até R$105 mil, as microfranquias são as meninas dos olhos das franqueadoras, que contaram com este modelo para crescer mais. Porém, na contrapartida do positivo, isso levou ao surgimento de muitas marcas com baixo investimento, sem associação à ABF ou que não seguem as regras gerais do mercado de franquia.

Uma das redes que vem se aproveitando desta boa onda deste modelo é a YouPlay Group, franquia de espaços infantis multiserviços, que tem agregado formas e condições para viabilizar a entrada dos candidatos a franqueados na rede, que eventualmente, não disponham de capacidade financeira para uma unidade tradicional ou que não disponham de todo o valor de investimento inicialmente.

“Criamos dois novos modelos, ambas no modelo de microfranquia. A primeira possui um investimento de até R$90 mil, já a segunda tem investimento total de R$ 40 mil. Em abos os casos, financiamos 50% do valor”, explica o fundador e CEO da marca, Giuliano Carioca.

O empresário explica que existem diferenciais estruturais e operacionais nesses novos modelos, o que garante margem de lucro compatível com a estrutura oferecida. “O modelo de até R$ 90 mil pode ser hospedada na rua, não necessariamente em shoppings e tem como característica a semelhança entre as operações com as franquias padrões. No entanto, seu plano de negócio indica uma instalação em cidades com mais de 30 mil habitantes”, afirma o CEO.

No caso do modelo com investimento de R$ 40 mil, foram feitas alterações estruturais para viabilizar menor investimento e mais facilidade de operação com mão de obra reduzida. “Ainda não possui áreas exclusivas para eventos infantis e carrega uma estrutura menor, baseada em um nível de atendimento individualizado. Esse modelo pode ser introduzido em outras operações e espaços, como edifícios residenciais e comércios de rua”, pontua.

Ainda segundo Giuliano Carioca, a procura de empresários por microfranquias cresceu 40% na pandemia, dado que traz bastante otimismo para a marca. “O empresário entende as vantagens e facilidades desse modelo, como o menor investimento, financiamento pela própria franqueadora e estratégias de inovação para trazer resultados concretos, mesmo em meio a pandemia”, afirma.

“Decidimos criar esses novos formatos para adequar investimentos em nossa rede durante o prazo incerto para o completo retorno do volume de negócios em grandes centros comerciais, o que tem provocado um reaquecimento do comércio de rua. Assim, entendemos que o comércio de rua precisa de um serviço semelhante aos oferecidos nesses grandes centros”, conclui Carioca.

A YouPlay Group foi criada em 2016 e já atendeu mais de 1 milhão de crianças entre todas as unidades desde sua inauguração.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias