10 franquias para investir em 2020 

10 franquias para investir em 2020 

Franquias sem ciladas

Com a retomada da economia neste novo ano setores ligados ao consumo, como alimentação, entretenimento, beleza e estética, vestuário e calçados ganham destaque para investimento

Segundo o Relatório de Mercado Focus, a previsão do desempenho da economia brasileira em 2020 é positiva. A estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro subiu de 2,08% para 2,17%.

Para o consultor José Fugice, os consumidores serão a peça fundamental no avanço deste crescimento, que terá foco em campos específicos. “Iremos crescer e as pessoas irão acelerar o consumo, porém, a dúvida é saber se teremos infraestrutura capaz de acompanhar o crescimento que está por vir. Acredito que os principais setores a sentirem esta mudança são os ligados diretamente ao consumo, omo alimentação, entretenimento, beleza e estética, vestuário, calçados, etc., tudo o que as pessoas tiveram que abrir mão nos últimos anos, tende a ter uma rápida retomada”, diz.  

E, ainda, para ele, a redução do nível de desemprego no País auxiliará para a evolução da economia como um todo. “O crescimento gera empregos, que geram renda, que gera o consumo”.

Com isso, 2020 inicia como um ano propício para apostar no próprio negócio, ação ainda mais lucrativa do que o investimento em aplicações financeiras, conforme orienta o consultor. “O dinheiro parado no banco não rende como antigamente. Não faz sentido. Quem quiser fazer o seu capital render, terá que empreender. E para os marinheiros de primeira viagem, contar com a experiência e o suporte das redes de franquias pode ser determinante no sucesso do seu empreendimento”, indica.

Por isso listamos aqui dez redes de franquias que se enquadram na linha de frente deste crescimento:

Taki

É um aplicativo que tem como objetivo levar, para os pequenos e médios municípios, as facilidades existentes nas metrópoles, oferecidas por plataformas como Rappi, iFood e Uber Eats. O app oferece a quem empreende a inovação de uma startup e a segurança do franchising. Para se tornar um franqueado em localidades com até 50 mil habitantes, o investimento é de R$32.648 mil. Em municípios entre 50 mil e 100 mil pessoas, o valor é de R$42.400 mil. Nas cidades entre 100 mil e 150 mil habitantes, o empreendedor investirá R$ 58.612 mil. Em todos os perfis, o franqueado recebe 50% das comissões referentes as vendas realizadas em sua área.  

Patroni 

A maior rede de pizzarias do Brasil, que conta atualmente com 215, em 20 estados brasileiros, foi escolhida, por três vezes, a melhor franquia de alimentação do Brasil. O valor para a abertura de uma unidade franqueada é a partir de R$ 145 mil, com faturamento médio mensal variável entre R$ 45 mil e R$ 280 mil e lucro médio de 15%. O retorno do investimento acontece entre 18 a 24 meses.  

Gua.co

Com a agilidade do fast-food, qualidade e ambiente do casual-dining, o foco da rede é produzir comida saudável e fresca por um preço acessível. Fundada em 2016, a marca conta com duas unidades, que juntas faturaram cerca de R$ 6,5 milhões e a projeção de faturamento total é de R$ 7,5 milhões.  

Joy Juice

Focada no conceito fast casual, alimentação de qualidade, ambiente agradável e sem serviço de garçom na mesa, a rede de restaurantes oferece comida saudável. Os valores para investimento são de R$ 550 mil (delivery), R$ 700 mil (loja pequena, com 250 metros quadrados) e R$ 950 mil (loja grande, com mais de 300 metros quadrados).  

OrthoDontic

Maior rede de franquias especializada em ortodontia no País, conta com mais de 220 unidades, em 19 estados brasileiros. O investimento inicial para a abertura de uma unidade da marca é de R$ 270 mil, o faturamento médio chega a R$ 200 mil. O perfil de investidores são dentistas e empreendedores de outras áreas.  

Hope

Há mais de 50 anos no mercado é líder e referência no segmento de moda íntima no Brasil. É uma das primeiras marcas de lingerie do País e surgiu com a simples e ambiciosa proposta de transformar a vida das mulheres.

Kyly 

Fundada há 34 anos, a rede produz confecções de alto valor agregado para os mais exigentes mercados. Por ano são cerca de 18 milhões de peças confeccionadas por suas cinco marcas: Kyly, Nanai, Milon, Amora e Lemon. Em julho de 2019, a empresa abriu sua 50ª unidade franqueada da marca Milon. O investimento é a partir de R$ 250 mil, com retorno entre 24 e 36 meses.   

Mais Top Estética

A franquia de estética foi fundada em 2016 e entrou no franchising em 2017. Possui a tecnologia mais avançada do mercado, utilizando técnicas e equipamentos inovadores e economicamente acessíveis. No ano passado, a rede passou a figurar entre as empresas aceleradas pela 300 Franchise, e chegou a 40 unidades o País. O investimento é a partir de R$ 160 mil, com retorno entre 18 e 24 meses.  

Vox2You

A escola de oratória fundada em 2015 já formou mais de 10 mil alunos em quatro anos. Hoje, a empresa mantém mais de 20 escolas pelo Brasil. O investimento para abertura de uma franquia é de R$ 180 mil, com retorno estimado em 15 meses.    

Viva Eventos

Em oito anos em operação no sistema de franchising, a rede conta com quase 50 mil clientes ativos. É a primeira franquia de formatura do Brasil e possui 24 unidades em cinco estados, inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre. Até 2023 a meta é atender as 500 maiores cidades do Brasil por meio de 80 unidades. O investimento está entre R$ 190 e R$ 500 mil e o faturamento médio mensal é calculado entre R$50 mil e R$200 mil reais.  

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias