Franquias para ser o seu próprio chefe

Franquias para ser o seu próprio chefe

Microfranquias atraem empreendedores que querem trabalhar sozinhos e com pouco capital para investimento

O desemprego, agravado pela pandemia, atinge muitas pessoas e a alternativa para continuar no mercado de trabalho é investir em um negócio próprio. Quase 90% dos empreendedores iniciais brasileiros concordam total ou parcialmente que a escassez de emprego constitui uma das razões para desenvolver a iniciativa empreendedora com a qual estão envolvidos, é o que apontam os indicadores da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor). 

No entanto, a maioria destes investidores não dispõem de muito capital e nem de amplo conhecimento sobre o que é necessário para empreender. Por isso, as microfranquias também tendem a crescer fortemente nestes períodos.

De acordo com um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no Brasil 562 redes operam com modelo de microfranquia, que acabam chamando a atenção pelo fato do empreendedor poder trabalhar sozinho e, muitas vezes, no formato de home based, ou seja, em casa e sem a necessidade de adquirir uma estrutura física. 

A PremiaPão, rede especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, já possui 123 unidades em todo o País. A franquia, com investimento inicial a partir de R$10 mil, permite que o empreendedor trabalhe home based, sem a necessidade de contratação de funcionários. O prazo de retorno da marca é de quatro a oito meses.

Outra marca que tem o mesmo modelo é a Sofá Novo de Novo, rede especializada em higienização e impermeabilização de estofados. A franquia que tem investimento inicial de R$25.900, com retorno médio de seis meses, já conta com 60 unidades desde que entrou para o franchising em 2020. 

Já a rede Mr. Fit, franquia de alimentação saudável, tem uma opção lucrativa e de baixo investimento, que pode ser tocada de casa, oferecendo refeições ultracongeladas. O investimento inicial é de R$6.250, incluindo a taxa de franquia. Ao aderir a este modelo de negócio, o franqueado recebe as 100 primeiras refeições iniciais e um freezer adesivado.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias