Redes de franquias veem oportunidades para 2022

Redes de franquias veem oportunidades para 2022

Com a positiva retomada do franchising, as marcas criaram novas estratégias para o próximo ano e muitas tiveram seus negócios favorecidos em 2021 

A falta de emprego, em especial neste período pandêmico, motivou milhares de brasileiros a abrirem o próprio negócio. Segundo dados do Ministério da Economia, o Brasil encerrou 2020 com cerca de 20 milhões de negócios ativos, um aumento de 6% em comparação com 2019.


Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), o crescimento foi ainda maior. A categoria aumentou 8,4% em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.

No franchising, o faturamento teve variação positiva de 7,8% no 3º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, conforme aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Esmalteria com técnica própria e exclusiva

Desde 2017 no mercado de franquias, a Unhas Cariocas se tornou a maior rede de franquias de esmalteria do Brasil e do Mundo. Atualmente, com mais de 73 unidades pelo País, a marca, que tem Sheila Mello ocmo sua embaixadora, ganhará em janeiro de 2022 sua fábrica própria, a Alona, onde serão administradas todas as mercas do grupo, inclsuive a Escova Express, lançada em janeiro de 2021. Além disso, serão produzidos seus produtos próprios, hoje vendidos nas unidades da Unhas Cariocas e, em breve, disponíevis pelo e-commerce.

Neste ano, a Unhas Cariocas teve crescimento de mais de 139% em seu faturamento, passando dos R$ 14 milhões em novembro. E um dos motivos para a grande aceitação está no principal diferencial da rede, uma técnica própria e exclusiva, sem o uso do alicate.

“Após estudos e pesquisas, chegamos a simples fórmula de utilizarmos apenas a cureta para a remoção da cutícula, deixando o alicate de lado. Junto utilizamos o Emoli, nosso emoliente próprio, que age apenas nas células mortas, diminuindo a utilização do amolecedor com o tempo, afinando a cutícula e, assim, minimizando riscos de cortes e de doenças”, comenta a diretora operacional, Marina Groke.

Banco digital

Após um ano no mercado de franchising, o DotBank, banco digital no formato de franquia, encerra o ano com 19 operações presentes em nove estados brasileiros. “Dividimos o modelo de negócio neste ano em duas frentes e estabelecemos facilidade de pagamento para ingresso na rede. Inclusive, um gatilho para que a expansão aconteça de forma acelerada”, explica a diretora de operações da marca, Amanda Pinatti.

Mercado de tecnologia em alta

Tido como um dos segmentos mais promissores do planeta, o setor de tecnologia deve crescer 12% ao ano, segundo especialistas. Somente o mercado de robótica deve movimentar 260 bilhões de dólares até o fim desta década.

A Gigatron Franchising, rede especializada em software de gestão, aumento o número de unidades neste ano em 20% e projeta encerrar 2021 com faturamento estimado em R$ 7 milhões. Presente em 12 estados, a meta é alcançar 75 operações para 2022.

De olho na capacitação em seguros

A franquia JRX Galasse Corretora de Seguros se favoreceu do mercado de seguros, que teve crescimento nacional de 19,8% somente no primeiro semestre. A rede fechará o ano com 50 unidades ativas, duas em processo de negociação e com faturamento de R$ 3,3 milhões.

Negócio assertivo na educação

A rede Monitorias Reforço Escolar, se aproveitou do momento escolar dos estudantes para crescer. Com foco em reforço escolar e aulas particulares por meio de uma plataforma 100% online, que reúne mais de 7 mil professores cadastrados em sua base, a marca fechará o ano com 51 unidades comercializadas, aumento de mais de 400% em comparação com o ano passado. Além disso, encerrará 2021 com faturamento acima de R$ 1,5 milhão. A expectativa é alcançar 200 unidades em 2022.

Saúde bucal

A Oral Brasil, especializada em serviços odontológicos, com apenas três anos no franchising, já soma 16 unidades em funcionamento, presente nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, o berço da rede. A meta é alcançar 30 unidades até 2022 e faturamento de R$ 60 milhões. Cidades acima de 20 mil habitantes são propícias a receberem o empreendimento que tem como carro-chefe o serviço de implante dentário.

Cuidados da pele

O mercado de skincare vem se mostrando interessante para quem quer empreender. A franquia Orgânica Body&Spa, rede especializada em acessórios para banho e cosméticos 100% vegetal, encerra 2021 como um dos melhores momentos para a empresa. Com dois novos modelos de negócios criados, alcançou 70 operações em diversos estados.

Neste ano, por conta das estratégias adotadas e dos lançamentos, a marca chegou a R$ 1 milhão de faturamento.

Investindo em infraestrutura

Prestes a inaugurar mais 10 lojas físicas, a franquia Via Certa Educação Profissional encerra o ano com saldo de mais 40 unidades ativas presentes nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Com o mercado educacional em alta, devido a busca por capacitação, a Via Certa está otimista para o próximo ano e busca alcançar 100 unidades.

“Para se adequar ao momento, a Via Certa criou novas formas de capacitar o aluno, e vamos apostar em treinamentos e novos formatos de suporte ao franqueado. Tudo para garantir maior qualificação do empreendedor e sua equipe, além de gerar novos canais de vendas para 2022”, revela o diretor de expansão da rede, Jilo Shimada.

Tour gastronômico

O setor de alimentação foi um dos mais afetados durante a pandemia e muitos negócios tiveram que se reinventar. Criada durante a crise econômica de 2015, a franquia Best Gourmet Club, rede de aplicativo de assinatura, sabe muito bem a importância de contar com estratégias de inovação para enfrentar momentos turbulentos no mercado.

A empresa que está no mercado de franchising há pouco mais de um ano, encerra com 14 operações ativas, atendendo exclusivamente home office. Com um modelo de negócio ideal para cidades acima de 100 mil habitantes, a marca prevê alcançar 50 unidades em 2022.

Olhar realçado

A franquia MyLash Extensão de Cílios fechará 2021 com 37 unidades comercializadas, sendo 21 delas em operação. A rede, que até então estava centrada no eixo Rio-SP, passou a contar este ano com lojas em mais seis estados, sendo Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. A meta para 2022 é alcançar 100 lojas e se tornar a maior rede de extensão de cílios do Brasil.

Comunicação inteligente

A SmartComm, rede de franquia especializada em comunicação inteligente, encerrará 2021 com 36 unidades ativas e mais 10 em implementação, crescimento de 28% comparado a 2020. Presente em 11 estados brasileiros, a rede chegou a um faturamento de R$ 1,6 milhões, 25% a mais em relação a 2020. Para o ano que vem a meta é atingir 300 unidades.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias