Especialista analisa tendências em franquias para 2022

Especialista analisa tendências em franquias para 2022

Especialista e professor do IAG (Escola de Negócios da PUC-Rio) avaliou e orientou sobre os melhores negócios do setor

Com toda certeza o ano de 2021 ficará na história como um período de grandes desafios para todo os setores econômicos do mundo, por conta da pandemia que afetou, inclusive, toda a cadeia de produção e consumo.

Por conta disso, os negócios precisaram se adaptar a novas formas de interação com seu público final e a tecnologia passou a ser uma aliada constante dos novos modelos adotados. 

Para entender melhor os resultados desse momento, o especialista em gestão comercial e franquias e professor do IAG (Escola de Negócios da PUC-Rio), Jorge Duro, analisou as tendências para o ano de 2022.

Ele argumentou que a pandemia mudou a forma de relacionamento entre comprador e vendedor, que passou das visitais para o ambiente online. Além disso, acredita que muitas empresas irão manter isso daqui para frente.

“O processo ficou mais dinâmico, porém houve a perda de relacionamento, pois os contatos virtuais são diferentes do presencial. As reuniões são focadas em uma pauta e sumiu o espaço do cafezinho, para um upsell de serviços, por exemplo”, comenta Jorge.

Além disso, o especialista pontuou que na negociação virtual perde-se a leitura corporal, pois não há como analisar como o receptor está recebendo as informações. Pelo lado positivo, a produtividade aumentou tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Duro explicou ainda que essa nova dinâmica foi benéfica para alguns vendedores por exaltar determinadas competências, porém para outros gerou um nível maior de dificuldade.

Franquias em 2022

Por conta da pandemia, todo o setor de franchinsing sofreu com perdas. Mas, por outro lado, houve muitos ganhos, que vieram para ficar, como a tecnologia.

Ele afirma que a volta ao presencial é temporário e que o modelo híbrido e franquias de alimentação são as promessas para 2022. “O modelo híbrido veio para ficar já que muitos serviços e produtos presenciais terão aumento de preços, sendo assim, fazendo com que o online seja mais vantajoso”.

Uma das apostas para o ano que vem, de acordo com Jorge Duro, será no setor de entretenimento, que sofreu bastante nesses quase dois anos de pandemia, e alimentação, que mesmo com o uso de serviços delivery, que ainda tem o seu principal trunfo de promover a experiência in loco.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias