Franqueado lucra desde o primeiro mês de operação

Franqueado lucra desde o primeiro mês de operação

Com pouco mais de dois anos de trajetória com a Frango no Pote, Igor, o maior multifranqueado da rede, fatura em média R$ 600 mil por mês

Igor Valente, 37, hoje é o maior multifranqueado de uma das principais redes de frango frito do país, a Frango no Pote.  Em 2019, o empresário começou com uma loja, oito funcionários e um investimento de R$ 20 mil e hoje, pouco mais de dois anos depois, ele já está com cinco unidades, mais de 60 funcionários e um faturamento médio mensal de R$ 600 mil. 

“A marca acreditou em mim antes mesmo de eu acreditar”, diz Valente.

Antes de empreender o setor alimentício, Igor teve duas tentativas de sociedades. A primeira em uma gráfica e a segunda com a abertura de uma barbearia. “Tudo vem para nós no momento certo. Eu realmente não tinha experiência naquela época e precisei passar por tudo que passei para estar onde estou hoje”, ressalta. 

No primeiro um ano de franquia, Valente trabalhou de segunda a segunda, sem pausas. Ele era o dono, gerente, entregador, o responsável pelos treinamentos, entre outras funções mais. Mas isso não o desmotivou, pelo contrário. “Queria mostrar para a franqueadora, que acreditou em mim, que eles não estavam errados e que eu iria fazer acontecer”, comentou.

E foi com a sua força de vontade que desde o primeiro mês ele só lucrou e cresceu dentro da rede. 

O crescente número de multifranqueados

O empreendedor multifranqueado está cada vez mais frequente no Brasil, visto que uma das vantagens é o processo de aprendizagem sobre o negócio, que se torna mais ágil, facilitando a gestão, o alcance do ponto de equilíbrio e a abertura de novas unidades. Um ciclo positivo para franqueado e franqueador. Dados mais recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que, em 2019, o volume de redes com multifranqueados atingiu 82%, contra 74,5% em 2018. 

Para o CEO da rede Frango no Pote, Carlos Junior, é muito bom ter o reconhecimento do trabalho realizado por seus franqueados. “Uma estratégia conglomerativa é sempre interessante. Desta forma conseguimos diluir os custos, os riscos das sazonalidades e o aumento das frentes de venda”, destaca.

Mesmo em um período atípico desde meados de 2020, Valente investiu em novas unidades. “Se me derem a oportunidade, eu terei mais 10 lojas da rede”, finaliza Igor.

Para se tornar um franqueado da marca é preciso fazer um investimento inicial de aproximadamente R$199 mil. O faturamento médio mensal é de R$115 mil e o prazo de retorno do investimento é de 18 a 36 meses. 

Investimento total aproximado: a partir de R$ 199 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30 mil
Royalties: 5% do faturamento
Fundo de propaganda: 2% do faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 115 mil
Taxa de lucratividade: de 12% a 25%
Payback: de 18 a 36 meses
E-mail:frangonopote.expansao@300f.com.br
Telefone: (47) 99975-0019

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias