Vale a pena franquear o seu negócio

Vale a pena franquear o seu negócio?

De modo geral, a resposta é sim e a formatação de um negócio em franquia traz mais rentabilidade, expansão acelerada e consolidação da marca

Muitos empresários se perguntam sobre as possibilidades de transformar o seu negócio em franquia e o que é favorável nesta mudança. Como tudo no mundo empresarial, há sempre o lado positivo e lado negativo. Contudo, o negativo não é expressado, ao menos no franchising, como algo ruim, mas sim trabalhoso.

Obviamente, se o seu negócio não está bem formatado para entrar para o mundo das franquias, ele não terá sucesso. Mas, por isso também, que existem os profissionais especialistas no setor e as empresas de formatação de franquias. São eles que ajudarão os empresários a construírem um negócio para se tronar uma rede de franquia.

Já os custos, que são bem variáveis, não são altos do ponto de vista do ganho que a marca terá ao expandir seu nome Brasil afora (ou até mesmo, quem sabe, pelo mundo) com a lucratividade mensal de franqueados e venda de produtos, se este for o caso do seu negócio.

Em teoria, é possível com valores entre R$15 mil e R$ 30 mil inserir um negócio no franchising e crescer exponencialmente, levando em conta também que o setor de franquias é o mais seguro e resistente à crises.

Para se ter ideia, desde o início da pandemia, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), houve fechamento de unidades de apenas 2,6%. No varejo, como um todo, o montante de negócios fechados passou de 9%.

Pontos fundamentais e positivos

Formate seu negócio em franquia

O especialista em formatação e expansão de franquias Marcelo Martins, do Portal Franquias do Brasil, mostra que a expansão da marca e a lucratividade são muito atrativos, já que a marca terá diversas pessoas trabalhando em rede pelo crescimento do negócio.

“Todo o crescimento do negócio acaba sendo custeado pelo franqueado, quando ele adquire uma unidade. Além de pagar para a rede se manter, ele ajuda na capilaridade da marca. Com isso, o negócio ganha gradativa valorização, ajudando o empresário a colocar sua empresa em praças onde, talvez, ele não chegasse. Ainda há ganhos em escala em diversas pontas do empreendimento”, afirma o consultor.

Mas não é fácil

Marcelo, no entanto, deixa claro que o processo para mudar um negócio para franquia, não é fácil, sendo um caminho trabalhoso para o empresário.

“Para fazer de um negócio franquia é preciso que diversos aspectos estejam alinhados e juridicamente corretos. É preciso registrar a marca, criar processos de operação, materiais de treinamento, de marketing, entre outros. O empresário precisa saber todas as respostas sobre o porquê ele quer formatar o seu negócio em franquia. Além disso, temos as questões legais, como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o próprio contrato de franquia, que precisam ser corretos”, comenta.

Mas, por fim, o consultor esclarece que esta transformação é muito mais vantajosa para os negócios. “No início é trabalhoso e requer muita atenção do empresário. Por cerca de três a quatro meses, em média, a construção de todo o processo é muito mais mental, onde é preciso pensar em tudo. Mas depois, se tudo for feito corretamente, muita coisa anda sozinha e o negócio deslancha no setor”, finaliza Marcelo.

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Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias

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