10 motivos para transformar seu negócio em franquia

10 motivos para transformar seu negócio em franquia

Conversão de bandeira também pode ser uma boa alternativa para quem busca expansão e maior lucratividade. Saiba como transformar seu negócio!

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 18,5% das empresas, cerca de uma para cinco, fecham as portas antes de completar um ano em operação. Ainda, de acordo com os dados, 47,5% encerram as atividades após cinco anos da abertura.

Bem como, também, muitas empresas chegam neste período em má situação financeira e sem grandes perspectivas por não terem recursos para investir em gestão, inovação, treinamento e marketing.

Contudo, de modo geral, e como uma salvação do negócio, transformá-lo em Franquia pode ser muito positivo do ponto de vista financeiro e de expansão, já que o setor favorece a chegada em lugares que os gestores jamais imaginariam estar e faz o negócio lucrar não só com produto ou serviços, mas também com a venda de novas unidades.

Outro ponto favorável do Franchising é a conversão de bandeira, na qual os empresários adotam a marca e conceitos da franqueadora em um negócio já existente, tornando-o uma unidade franqueada.

Entre as vantagens oferecidas pela conversão estão a inserção dos pequenos e médios negócios em redes reconhecidas no mercado, o suporte técnico, as campanhas de marketing em âmbito nacional e a maior competitividade.

Diversificação da oferta de serviços  

Em algumas redes, como a OrthoDontic, franquia especializada em ortodontia, a conversão de bandeira representa 10% das novas unidades. Um exemplo é o dentista e especialista em ortodontia Juliano Lannes Pacheco, 44, que tem dois consultórios odontológicos nos municípios mineiros de Coronel Fabriciano e Ipatinga, que conheceu a marca por um amigo franqueado e percebeu as possibilidades de melhorias no seu negócio.  

Com isso, em outubro de 2020, buscando diversificar a oferta de serviços de ortodontia para os clientes, converteu a unidade de Coronel Fabriciano para a bandeira OrthoDontic, com um investimento de R$ 200 mil. O valor foi revertido em taxa de franquia, reforma do espaço físico, compra de novos equipamentos e comunicação visual. “Trabalhar sozinho é muito difícil. A concorrência é grande e acirrada”, comenta.

Desta forma, o dentista teve aumento de 60% na cartela de clientes e, atualmente, 40% da receita são provenientes dos serviços de ortodontia. “Hoje, tenho suporte da franqueadora para captação de clientes e consigo acompanhar as novidades do mercado”, afirma.  

Despesa a mais, com grandes vantagens

O especialista em estruturação de novos negócios e franquias, Renato Claro, afirma que a relação entre franqueador e franqueado após a conversão tende a trazer ganhos para ambos, com grande vantagem para o empreendedor.

“Embora ele passe a pagar royalties, esse valor será barato perto dos serviços que ele irá receber a partir daquele momento, como desenvolvimento de produto continuado, desenvolvimento mercadológico e de fornecedores. É uma despesa a mais que ele passa a ter, mas que traz grandes vantagens para o seu negócio”, diz Renato.   

Benefícios estes pelos acessos que o negócio conquistará. “Ao converter a bandeira para uma franquia, o empreendedor vai passar a ter vantagem competitiva concreta em escala, seja do ponto de vista de mídia, logística, treinamento, tecnologia ou qualquer insumo que ele não teria como loja independente”, complementa o especialista.  

Por que vale a pena converter um negócio em franquia?

Adoção de uma marca reconhecida: ao converter seu negócio, o empreendedor passa a contar com um nome testado e conhecido no mercado.

Suporte da franqueadora: após a conversão, o empreendedor conta com o apoio da marca no gerenciamento do negócio. Com isso, tem acesso a uma série de incrementos que dificilmente teria como promover sozinho.

Entre outros aspectos, a franqueadora, que mantém uma visão estratégica do mercado de atuação, realiza investimentos e oferece aos franqueados serviços e melhorias constantes em várias áreas, como inovação, qualidade, tecnologia, padronização, estratégia e planejamento, gestão, vendas, softwares de gestão, intranet, suporte técnico, aplicativos, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).  

Oferta de produtos e serviços já aprovados: ao converter o negócio para franquia, o empreendedor passa a dispor de um mix de produtos ou serviços já desenvolvidos, testados, aprovados e constantemente aprimorados.  

Foco no que interessa: com boa parte do trabalho burocrático sob responsabilidade da rede, o franqueado pode dedicar mais tempo à busca de novos clientes. Caso o empresário tenha um perfil mais operacional, também terá mais tempo para realizar o trabalho com o qual mais se identifica.  

Manutenção e ampliação da carteira de clientes: ao mudar o negócio para franquia, o empreendedor consegue manter a sua atual carteira de clientes, ao mesmo tempo em que irá atrair novos consumidores. Com isso, incorpora ao novo momento o seu histórico de atendimentos, contribuindo também para, em conjunto com a franqueadora, traçar novas estratégias de negócio.  

Treinamento constante: após a conversão, o franqueado terá acesso a treinamentos constantes, seja para ele próprio, seja para os colaboradores. Além de melhorarem a gestão do negócio, as atividades proporcionam maior eficiência e padronização nas operações, o que contribui para a fidelização dos consumidores.  

Otimização de gastos com fornecedores: por meio compras compartilhadas, em maior volume, os franqueados têm acesso a produtos, insumos e matérias-primas por preços muito menores do que se fossem adquiridos individualmente.   

Ações e estratégias de marketing compartilhadas: com a execução de campanhas de divulgação em âmbito nacional, os negócios, mesmo as unidades de abrangência local, ganham maior visibilidade.  

Mais confiança do consumidor: com mais visibilidade em razão do uso de uma marca de renome nacional, o negócio conquista mais confiança e reputação no mercado.  

Troca de experiências: como membro de uma rede, com outros empreendedores em situação muito semelhante, o franqueado encontra um fórum muito assertivo para a troca de experiências e conhecimentos, o que resulta em ganhos para todos os envolvidos. 

Saiba mais como transformar seu negócio em franquia!

Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias