O que é Payback e como calcular

O que é Payback e como calcular?

O retorno do investimento é um fator importante na aquisição de uma franquia, afinal, reflete o tempo que o capital investido será recuperado

No segmento de franquias temos diversos termos que vão desde os de mais simples compreensão, até aqueles que, muitas vezes, levantem dúvida sobre o que se trata, ainda mais para os empreendedores de primeira viagem.

E um destes termos é o payback(retorno, em português), que nada mais é do que o retorno de investimento, e em quanto tempo, que o franqueado terá do seu investimento em determinada marca. E ele é muito importante na análise da escolha de uma rede por ser o pilar para saber se o negócio será lucrativo.  

É claro que qualquer negócio tem algum risco, porém, se bem avaliado, o investimento pode não ser tão arriscado, ainda mais, se houver um cálculo correto do payback, afinal, ele dirá o tempo que o empreendedor levará para cobrir o valor investido e a partir de quando terá lucro.

Segundo o consultor Rodrigo Chiavenato, CEO da CHIA Franchising, este elemento possui é importante, mas que dependendo do marca, pode não ser o fator predominante. “O payback dá ao investidor a estimativa de quanto tempo vai levar até que ele recupere o que investiu. Pode ser um fator determinante para investimentos, ou projetos, de risco muito elevado. No franchising, dependerá do ticket da franquia e perfil do franqueado”, esclarece.

Como calcular o payback?

O cálculo do payback é relativamente simples, fazendo a divisão do investimento inicial pelo saldo médio do fluxo de caixa, que é uma informação fundamental para que este cálculo seja o mais correto.

Então, por exemplo, a empresa tem saldo médio de fluxo de caixa anual de R$ 3 mil com investimento inicial de R$ 30 mil, logo o payback será de 10 meses, tempo que o investidor levará para recuperar o valor de R$ 30 mil.

Veja como fica:

Investimento inicial / saldo médio do fluxo de caixa
R$ 30 mil / R$ 3mil
Payback: 10 meses

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias