Brechó vira franquia e inaugura em SP 2

Brechó vira franquia e inaugura em SP

Franquias sem ciladas

O second hand, além de ser uma alternativa mais barata para se vestir bem, é uma fonte de renda extra pelo aumento da procura pelos consumidores

O mercado second hand (segunda mão) no qual estão inseridos os brechós tem expectativa dobrada de crescimento. Segundo uma pesquisa da empresa de análise de varejo GlobalData e da loja online de revenda de roupas, ThredUp, até 2025 o setpr deve movimentar US$ 51 bilhões, contra os atuais US$ 24 bilhões.

Em 2016, nos EUA, 44% das pessoas já tinham comprado uma peça de segunda mão. Já em 2018, este número subiu para 64%, impulsionado pelas gerações Y e Z (pessoas nascidas entre 1980 e 1995; e entre 1996 e 2010, respectivamente), o que fez este o segmento de second hand expandir mais do que a indústria de luxo.

Seis em cada 10 consumidores compraram algum item de segunda mão entre 2018 e 2019, conforme levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Contudo, dois fatores foram os impulsionadores do mercado, o primeiro é a mudança no perfil do consumidor; e o segundo, é situação da economia brasileira nos últimos anos.

Apesar do Brasil não dispor de estimativas sobre o faturamento dos brechós e de empresas do nicho, muitas empresas estão crescendo, tanto pelo e-commerce, como pelo setor de franquia.

A rede de brechós brasiliense Peça Rara, que viu seus clientes aumentarem durante a pandemia, expandiu e chega na cidade de São Paulo (SP). Nos meses de setembro e outubro deste ano, a marca obteve altas de 8,38% e 18,67%, respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2019, representando os maiores faturamentos da empresa.

A primeira unidade paulistana, que será inaugurada no dia 28/11, vem com conceito inovador, loja ampla, com três pavimentos, modelo de consignação e vendas somente nas lojas, sem canais online.

A unidade de São Paulo começará exclusivamente com os nichos feminino e infantil, sempre com peças em ótimo estado, que muitas vezes nem foram usadas.

“Decidi trazer o Peça Rara para a capital paulista porque a franquia oferece essa experiência de compra que alia a reutilização sem abrir mão da qualidade. Além disso, também proporciona facilidade para quem quer passar à frente objetos que não usa mais sem ter trabalho, sem ter que perder muito tempo com isso. Bastar trazer a peça para avaliação. A partir do momento em que selecionamos as peças, cuidamos de todo o restante”, destaca o franqueado, Guilherme Lima.

Expansão

A inauguração faz parte do projeto de expansão da marca, que tem uma loja recém-lançada em Recife e abrirá duas novas lojas em Goiânia e Cuiabá. “O consumidor se abriu de vez para o mercado de segunda mão quando percebeu que podia encontrar a mesma qualidade, as mesmas marcas e inúmeras opções por preços muito mais baixos. Junta-se a isso a conscientização dos mais jovens sobre os impactos do consumo sustentável”, finaliza Guilherme.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias