Setor de franchising no estado carioca acelera trajetória de recuperação no 3º trimestre de 2020
Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) referente ao 3º trimestre de 2020, o setor de Franquias fluminense acelerou sua trajetória de recuperação, se aproximando de níveis pré-Covid-19.
A redução no faturamento no período foi de apenas 5%, sendo melhor do que a média nacional que apresentou queda de 6,9% e significativamente menor que os 39% de queda registrados no 2º trimestre de 2020. Além disso, o segmento no estado teve faturamento de R$ 4,1 bilhões.
Fatores como a flexibilização das políticas de isolamento social e a consequente retomada da economia, a intensificação das vendas das redes por e-commerce e a melhora do índice de confiança do empresariado contribuíram para esse desempenho.
O Rio de Janeiro é o 2º estado em número de redes no Brasil. No 3º trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o mercado fluminense cresceu 3% em número de redes, atingindo o patamar de 866 marcas em operação e em unidades expandiu 5%, com 11.825 pontos de venda.
A pesquisa da ABF aponta alguns segmentos que se destacaram no Rio de Janeiro no trimestre analisado frente ao mesmo período do ano passado. Serviços e Outros Negócios alcançou variação média positiva no faturamento de 43,4%, Saúde, Beleza e Bem-Estar 6% e Casa e Construção 3,6%.
De forma geral, a manutenção das medidas de distanciamento social, responsável pela maior permanência das famílias em casa, têm favorecido esses segmentos. A maioria das redes fluminenses atua nos mercados de Alimentação (31,8%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,8%) e Moda (13,1%). “O Estado está reagindo bem a esses sete meses de instabilidade. Graças a estrutura de rede com o trabalho colaborativo entre franqueador e franqueado, pela maior facilidade de negociação com fornecedores, isso demonstra mais uma vez a resiliência do setor. Os números refletem a força do mercado fluminense”, afirma o presidente da Seccional Rio de Janeiro da ABF, Beto Filho.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias