4 passos para iniciar seu próprio negócio

4 passos para iniciar seu próprio negócio

Franquias sem ciladas

Experiente empresária de Franquias dá dicas para começar a tirar o seu projeto do papel e se tornar empreendedor

Hoje, 5 de outubro, é o Dia da Micro e Pequena Empresa e, segundo o Sebrae, as MPE são a base da economia nacional, já que representam a fatia de 98% do universo empresarial do País, sendo responsáveis por 27% de toda a produção brasileira, além de gerar 52% dos empregos e ser agente de 40% da massa salarial.

Dados do Ministério da Economia apontam que entre os meses de janeiro e agosto o número de abertura de empresas cresceu 0,5%, chegando a 2,152 milhões de empresas.

Para a empresária e fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas, Luzia Costa, o período pelo qual o mundo tem passado abriu novas alternativas para as pessoas. “Acredito que a pandemia também foi uma oportunidade para os empreendedores que lutam pela realização dos seus sonhos, além da busca por uma vida melhor, por isso esse crescimento considerável de micro e pequenas empresas no Brasil”, diz.

Luzia costa
Empresária e fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa

Abrir e pensar em um negócio próprio não é do dia para noite, tira-lo do papel e transformá-lo de sonho para realidade pode ser complicado para futuros empreendedores. Porém, o primeiro passo para iniciar a trajetória empreendedora, é ter em mãos um modelo de negócio bem planejado. “Desenhar a proposta, como serão os canais de distribuição, perfil de clientes, atividades, parcerias e custos, são essenciais antes de começar de fato a colocar a mão na massa”, orienta Luzia.

Por isso, com o intuito de impulsionar novos empreendedores a terem coragem de tirar seu sonho de negócio próprio do papel, a empreendedora separou os primeiros passos para conseguir estruturar sua ideia.

Passo 1: O que é?

Pense como você pensa na estratégia, como irá estruturar seu negócio, qual a proposta do seu empreendimento.

Passo 2: Para quem?

Defina o seu público consumidor e como serão as maneiras que se relacionará com seus clientes.

Passo 3: Como vou fazer?

Determine as principais atividades do seu negócio e parceiros. Essa também é uma parte importante que precisa estar bem definida.

Passo 4: Quais serão meus gastos?

Coloque todo o planejamento da receita que você precisará, gastos, lucros. Estruture o custo do negócio para viabilizar a oportunidade.

Esses são os primeiros passos da estruturação do seu modelo de negócio. Não deixe de se planejar e descrever cada ponto do seu empreendimento. Se tiver a oportunidade, conte com ajuda de um profissional para desenhar seu planejamento, mas não deixe de elaborar suas estratégias.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias

1 Comment

Comments are closed.