Para driblar a crise, redes fidelizam clientes e favorecem franqueados

Para driblar a crise, redes fidelizam clientes e favorecem franqueados

Franquias sem ciladas

O atual cenário econômico não é tão favorável para qualquer segmento, contudo, ações específicas podem manter a base de clientes já conquistadas e ainda gerar lucro para as franquias

Em uma corrida contra os impactos à Saúde e à Economia, todos os países no mundo travam uma luta, muitas vezes, desordenada para manterem a estabilidade em um novo cenário que se formou muito negativo. E no Brasil, o contexto geral ainda se torna um pouco pior.

O Banco Mundial, em relatório semestral, intitulado A economia nos tempos da Covid-19, apontou que esta pode ser a maior turbulência econômica mundial desde 1870, que, possivelmente, vai aumentar drasticamente os níveis de pobreza pelo planeta. Os dados ainda mostram que PIB (Produto Interno Bruto) no mundo diminua para 5,2%, em 2020 e que o Brasil terá queda de 8%.

O setor de Franquias, pouco acostumado às crises, vem se reformulando diante deste novo momento que vivemos. Acostumado a crescer, mesmo em situações difíceis para o País, o segmento tem se reinventado, de forma unificada, para vencer esta batalha.

Franchising em crise

Não há o porquê esconder a real situação do que estamos vivendo, pois somente assim é possível sair do problema de forma positiva. Segundo a Pesquisa de Desempenho Setorial da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no primeiro semestre deste ano, 44,2% das redes de franquias tiveram queda no faturamento de 25%, se comparado ao mesmo período de 2019. E mesmo se traçarmos um paralelo com o faturamento total do setor, os números ainda não são promissores. Em 2019, o franchising chegou a R$ 41,464 bilhões, 7% a mais que 2018. Já em 2020, o faturamento foi de R$ 41,537 bilhões, representando crescimento de 0,2%, se comparado com o ano passado.

Alternativas positivas

Mas como o segmento de Franquia foi sempre persistente às crises, agora não seria diferente. Existem muitas redes que estão promovendo ações voltadas para a fidelização dos consumidores, que se revertem positivamente para os franqueados e investidores.

A Espaçolaser, maior rede mundial especializada em depilação a laser, lançou um cartão de crédito internacional, com benefícios e vantagens exclusivas disponível mais de 100 lojas em todo Brasil, e permite parcelamentos em até 24 vezes. Além disso, o pagamento é feito por aproximação. Ele estará disponível gradativamente para as 530 unidades, à medida que as lojas tenham permissão para reabertura.

O co-CEO da Espaçolaser, Paulo Morais, acredita em uma retomada saudável. “Mesmo com a retração econômica, ainda enxergamos um cenário promissor para o nosso setor, que tem boas chances de recuperação após o COVID-19. O cartão também oferece benefícios para clientes Espaçolaser, como 60% de desconto em procedimentos selecionados”, afirma.

A Magrass, maior rede de emagrecimento saudável e estética de resultado da América Latina, lançou um programa que oferece possibilidades de negócio durante e após a pandemia que, além de oferecer mais de cinco mil oportunidades de consultoria em estilo de vida saudável para mulheres de todo o Brasil, foi pensado para se aproximar dos clientes, pois elas fazem atendimentos individuais de maneira segura, seja indo até a casa do cliente, na qual levam pratos congelados saudáveis da linha Magrass; ou por meio de videoconferência.

O CEO da rede, Paulo Córdova, pensa que o momento é de prestar atenção nas oportunidades e nas necessidades do consumidor criando alternativas para que a economia se reestabeleça. “Acredito que a maneira como se consome vai se transformar de forma definitiva, assim como os cuidados com a saúde e a qualidade de vida. Essa é a grande lição que esse momento vai nos deixar”, diz.

O Método SUPERA, rede de escolas especializada em ginástica para o cérebro, liberou por 30 dias, gratuitamente, acesso a sua plataforma virtual, desenvolvida por neurocientistas internacionais da Scientific Brain Training, na França, SUPERA Online, com jogos para estimulação cognitiva, para públicos de todas as idades, como forma de manter e fidelizar clientes.

E mais interessante é que neste momento de isolamento, as pessoas podem se aprimorar em diversos aspectos abrindo novas possibilidade em suas vidas. “Inúmeros estudos na área de neurociência já comprovaram que a neurogênese (nascimento de novas células nervosas) e a neuroplasticidade (desenvolvimento de novas redes de neuronais e reforço das já existentes) dependem de estímulos externos. Em outras palavras, quanto mais você usa o seu cérebro, mais as suas habilidades cerebrais são desenvolvidas”, comenta o diretor do SUPERA Online, Luiz Moraes.

A Não+Pelo, que atua no nicho de depilação, aposta na segmentação do público como forma de ganhar e fidelizar seus clientes, prevendo, também, mais atração no pós-pandemia.

“Com a chegada da tecnologia Sun&Safe, patenteada pela Não+Pelo, que permite o tratamento para pessoas negras, de pele bronzeada e para o público masculino, queremos atingir uma fatia de mercado que nossos concorrentes não atendem. Entendemos que a crise vai dar uma amplitude na cartela de clientes. Por isso apostamos na satisfação do cliente sem que ele tenha que comprar o pacote, por exemplo, o cliente que comprar três sessões, pagará R$89 na primeira, R$79 na segunda e na terceira em diante, R$69. Este tipo de vendas avulsas em detrimento das vendas de pacotes é sucesso na Itália, Espanha, Portugal e outros países que a Não+Pelo opera”, revela diretor geral da rede no Brasil, José Rocco.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias

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