Mormaii Fitness cresce acima da média

Mormaii Fitness cresce acima da média

Franquias sem ciladas

Além disso, rede de academias mira, agora, as cidades no interior paulista, onde já conta com três unidades

A Mormaii Fitness é uma das mais promissoras franquias do segmento no mercado brasileiro e está de olho no mercado paulista, sobretudo as principais cidades do interior do estado.

No interior já tem unidades em São Caetano do Sul, Ribeirão Preto e Campinas e, na Capital, nos bairros Higienópolis, Jardins, Bela Vista, Itaim Bibi, Campo Belo, Moema, Santana, Vila Madalena e Vila Mariana.

A rede de academias, com método próprio de treinamento, registrou crescimento acima da média desde 2015, quando foi abriu sua primeira unidade. O faturamento aumentou em 80% e, atualmente, conta com 20 unidades abertas e outros 20 contratos fechados.

Há sete anos, o empresário Enrico Ferrari decidiu criar uma academia que fosse mais democrática, alinhada a um estilo de vida leve e saudável, e onde pudesse colocar em prática uma metodologia própria de treinamento. O método integrado combina técnicas de pilates, funcional e o método alemão Five Konzept, que atua no tratamento e prevenção de dores.

Outro diferencial são os equipamentos incomuns e, por isso, mais divertidos e inovadores que os convencionais. Com tecnologia sustentável, esteiras e bikes mecânicas e remos movidos à água não utilizam energia elétrica, por exemplo.

Com grande experiência na área de pilates, cofundador da segunda maior fabricante de equipamentos do mundo, foi em busca de uma parceria de peso para o negócio para viabilizar a ideia. Apresentou a proposta para Marco Aurélio Raymundo, dono da Mormaii, que decidiu entrar no negócio.

Com o aval de uma das maiores empresas esportivas do mundo, nascia a rede de franquias Studio Integrado Mormaii Fitness. Começaram do zero: Ferrari passou quatro anos desenvolvendo o projeto em detalhes, definindo metodologias, desenvolvendo equipamentos e produzindo manuais. “Eu tinha a bagagem de mercado e queria associar um projeto inovador a uma marca que representasse um estilo de vida”, explica.

O desafio, no início, foi relacionar a marca Mormaii com treinamento, pois, apesar de ser conhecida, principalmente no surfe, não era relacionado ao ramo fitness. “O bom é que a marca Mormaii não encontra rejeição: é democrática, representa um estilo de vida, tem apelo e carisma, e isso ajuda demais na expansão da franquia”, pondera.

Atualmente já há unidades funcionando também em Brasília, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e até no Pará.

O investimento inicial da franquia é de R$ 200 mil para academias de uma turma ou de R$ 280 mil, no caso de duas turmas. Estes valores correspondem a taxa de franquia, capital de giro e uso da marca. Já as obras podem custar entre R$ 60 mil e R$ 300 mil e o tempo de retorno é a partir de 24 meses.

Cerca de 95% dos franqueados, pessoas que gostam de esporte, conhecem e se identificam com a marca, chegaram à marca pela internet.  “Pensamos longe e grande. Em 2020 devemos contar com 100 unidades e temos planos para chegar a 500 estúdios instalados em todo o Brasil”, finaliza.

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias