Franchising cresce 17,2% e faturamento passa de R$ 50 bilhões

Franchising cresce 17,2% e faturamento passa de R$ 50 bilhões

Segundo a ABF, os números do primeiro trimestre deste ano já são melhores, se comparados a 2019, e as redes inovam para atrair investidores

O Franchising vem ganhando força no Brasil nos últimos anos e os números já superam o comparativo do período pré-pandemia. 

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), houve um crescimento de 22,6% no faturamento deste segmento, comparado ao primeiro trimestre de 2019. Além disso, o setor registrou um aumento de 17,2% em relação ao período homólogo. 

No total, o sistema de franquias faturou R$50,85 bilhões, sendo este o quinto trimestre consecutivo de crescimento para setor no País. 

Segundo a ABF, este crescimento representa a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano. A retomada mais forte das atividades presenciais após um período de arrefecimento causado pela pandemia são os principais fatores que contribuíram para a melhora do setor. 

Para pegar carona no aquecimento desse mercado, algumas marcas apostam em modelos de negócios mais acessíveis, tanto em relação ao investimento inicial, como pela rápida instalação e liberdade geográfica.

Na YES! Idiomas, rede de ensino com mais de 50 anos de história e presente em mais de 16 estados brasileiros, a aposta para 2023 está em uma cartela variada em formatos de franquia. 

Com investimento inicial a partir de R$ 98 mil, o modelo Soft é ideal para municípios com até 50 mil habitantes. 

“Os brasileiros estão cada vez mais interessados em empreender. As franquias com investimento de até R$100 mil chegam como um atrativo pelo investimento reduzido, quando comparado às demais opções”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO da rede e fundador do Grupo BDC.

Para donos de instituições de ensino que desejam ter um polo educacional de idiomas, a rede oferece, ainda, o formato store in store, com investimento inicial de R$30 mil.

Já a American Cookies, rede de franquias com mais de 50 lojas por 11 estados brasileiros, investe em um modelo de contêiner mirando o interior. 

O novo formato procura atender, principalmente, cidades menores de até 50 mil habitantes e municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. 

A opção, também, proporciona mais liberdade geográfica para o franqueado, já que a estrutura, de fácil e rápida instalação, pode ser levada de um estado para outro em um caminhão.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias