3 diferenças entre Franchising e licenciamento

3 diferenças entre Franchising e licenciamento

Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, explica a diferença entre essas duas formas de expansão

Franchising e licenciamento são duas formas de expandir um negócio e permitir que terceiros usem uma marca e sistema. Embora sejam conceitos semelhantes, existem algumas diferenças importantes entre eles.

“Essas diferenças podem variar dependendo do contrato específico de Franchising ou licenciamento, já que cada acordo pode ter termos e condições diferentes”, diz Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias.

Há mais de 10 anos no mercado, Guerra já participou da expansão de mais de 500 unidades, além de ser professor da Unilago no curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Franquias.

O especialista menciona as três diferenças entre Franchising e licenciamento:

Estrutura de negócio

No Franchising, o relacionamento entre o franqueador e o franqueado é mais complexo e abrangente.

“O franqueador oferece um pacote completo de suporte, incluindo treinamento, orientação operacional, fornecimento de produtos ou serviços e marketing”, explica Guerra.

Já no licenciamento, o relacionamento é mais simples e focado no uso da marca ou de um produto específico. O licenciado tem mais liberdade para operar o negócio de acordo com suas próprias práticas e processos.

Transferência de know-how

No Franchising, há uma transferência significativa de know-how e suporte contínuo do franqueador para o franqueado.

“Isso pode incluir treinamento inicial, manuais operacionais detalhados, suporte de marketing, pesquisa de mercado e assistência operacional contínua”, detalha Fábio.

Assim, o franqueador desempenha um papel ativo no desenvolvimento do franqueado.

No licenciamento, embora o licenciante possa fornecer alguma forma de suporte inicial, como treinamento básico e orientação, geralmente, não há uma transferência tão abrangente de know-how.

O licenciado, normalmente, possui experiência e conhecimento prévio para operar o negócio sob a marca licenciada.

Investimento

O Franchising, geralmente, requer um investimento inicial maior do franqueado. Além das taxas de franquia, pode haver custos associados à construção ou adaptação de um local físico, compra de estoque e equipamentos, entre outros.

“O franqueado, também, é responsável por pagar royalties contínuos ao franqueador”, comenta Guerra.

No licenciamento, os custos iniciais podem ser menores, uma vez que o licenciado não precisa estabelecer um negócio completamente novo sob a marca licenciada.

O licenciado, de modo geral, paga royalties ou taxas ao licenciante, mas esses valores podem ser menores do que os pagos pelos franqueados.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias