7 franquias enxutas para empreender

7 franquias enxutas para empreender

São possibilidades de franquias em lugares de 3m² a 20m² para quem não tem grandes espaços, com investimento mais baixos

Nem sempre as pessoas que gostariam de empreender podem arcar com os custos de aluguel ou comprar espaços em pontos comerciais com uma metragem alta para abrirem o próprio negócio.

Pensando nessa demanda reprimida e sentindo o aumento da procura por franquias mais compactas, muitas redes resolveram lançar modelos menores para facilitar o empreendedorismo.

Negócios a partir de 3m²

A rede Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, lançou o modelo cápsula para o Franchising.

Com valor de investimento inicial mais acessível, a partir de R$ 70 mil, a proposta é que a microfranquia seja implementada em locais com até 3m² e em pontos estratégicos, como galerias, supermercados e estações de trem, devendo capitalizar a marca em cidades com até 20 mil habitantes.

A cápsula foi formatada para ser implantada em cerca de 60 dias e a área menor diminui o valor do aluguel e pode ser operada por apenas um funcionário, minimizando o custo final ao franqueado.

A Lavô, franquia de lavanderias self-service, com a missão de democratizar e simplificar o serviço, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, por meio do sistema online.

O modelo de negócio da marca, no formato loja (container e sala comercial) precisa ter entre 20m² e 30m², possui investimento inicial a partir de R$ 199 mil e faturamento médio mensal de R$ 20 a R$ 30 mil.

Já para unidades em condomínios, o investimento inicial é a partir de R$149 mil e o faturamento médio mensal de R$ 10 a R$ 15 mil. Ambos possuem prazo de retorno de 18 meses.

A Magnólia Papelaria, franquia de papelaria organizacional, conta com o modelo quiosque, com um investimento inicial de R$ 130 mil, faturamento médio mensal de R$ 49 mil, para uma área mínima tradicional de 3x2m². A rede aposta na instalação em shoppings centers e aeroportos.

Já a Mr. Fit, rede de fast-food em alimentação saudável, disponibiliza um modelo de negócio em formato de quiosque, com unidades de 9 m² a 12m², o modelo pode ser explorado em lugares com grande fluxo de pessoas, como os shoppings.

O investimento inicial é a partir de R$ 77 mil (incluindo taxa de franquia), com um faturamento médio de R$ 30 a R$ 60 mil e prazo de retorno de 10 a 36 meses.

Com a intenção de oferecer uma opção rápida para o consumidor, a Mais 1 Café, rede de cafeterias to go (para levar), possui unidades em formato de lojas de rua, shoppings e containers a partir de 12m², com investimento inicial de R$ 85 mil (inclusos instalações, taxa de franquia, estoque inicial). O faturamento médio é de R$ 30 mil e o prazo de retorno de 18 a 24 meses.

A Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, não exige muito espaço, adaptando-se em locais acima de 2 m². Ou seja, uma loja pode ser instalada no hall de entrada, recepções, corredores ou, até mesmo, em uma vaga de garagem.

O layout é totalmente personalizado para cada projeto, podendo, inclusive, ser instalado em um container em casos de áreas externas. O investimento inicial é a partir de R$ 42 mil (com taxa de franquia e instalação), oferecendo um faturamento médio mensal de R$ 18 mil e prazo de retorno de 10 a 18 meses.

A Le Petit Macarons, boutique especializada no doce francês, tem um modelo enxuto, que necessita de no mínimo 2m² para atender às necessidades de clientes e franqueados.

Com investimento inicial de R$ 100 mil (incluindo taxa de franquia, instalações, equipamentos e estoque inicial), o modelo proporciona faturamento médio mensal de até R$ 25 mil e prazo de retorno entre 24 e 36 meses.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias