Conheça franquias que investem no modelo container

Conheça franquias que investem no modelo container

O formato possibilita focar na interiorização e na flexibilidade geográfica, além de ser mais sustentável por ser menos poluente  

A aparência é de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra e que oferece uma estrutura já pronta, sustentável e de fácil instalação. Essas são as características de um container, modelo que se tornou febre entre as marcas brasileiras no mundo das Franquias.

No Brasil, esse formato de franquia é uma tendência recente, mas em países como Estados Unidos e Japão, já ganhou a preferência dos empreendedores e dos consumidores, seja pela facilidade de interiorizar a marca para municípios com menos habitantes e pouca estrutura, ou até mesmo pela flexibilidade geográfica que oferece ao investidor, possibilitando mudar o negócio de endereço apenas com o deslocamento da “caixa”. 

E com a pandemia, a procura por negócios em containers cresceram. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), os lojistas registraram crescimento de até 50% na procura por esse formato.

Outra vantagem é a sustentabilidade, já que são menos poluentes, mais ecológicos e econômicos, uma vez que o uso de água e energia elétrica são menores.

Redes de que postam no modelo

De olho nessas vantagens e na interiorização das suas marcas, redes de franquias brasileiras têm investido em novos negócios nesse formato.

É o caso da American Cookies, marca brasiliense especializada na guloseima americana e que já possui mais de 50 lojas por 11 estados brasileiros. Na sua estratégia de expansão, o novo formato tem o objetivo de atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.

 “Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias (container, quiosque e loja), oferece uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local. Ainda, oferece flexibilidade geográfica para o investidor, já que pode ser transportado para outra cidade facilmente, caso seja necessário”, comenta a sócia fundadora Francielle Faria.

Com projeto assinado pelo arquiteto Luis Tortola, o novo modelo de franquia da American Cookies já conta com uma unidade de 9m² (3×3) no Pontão do Lago Sul, em Brasília (DF), e oferece a praticidade de uma equipe mais enxuta do que os outros formatos, com apenas três funcionários. Além do serviço take away (pegar e levar) e do consumo no local, o container da rede também oferece o sistema de entrega de cookies.

Outra marca investe nesse formato é a Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico. A rede lançou seu formato container, com investimento inicial de R$ 150 mil, oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido.

“Esse é o primeiro formato container da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Apostamos todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, por se tratar de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Esperamos fechar o ano com 24 novas unidades”, finaliza o sócio fundador da marca, Cayo Costa.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias