Lideranças femininas potencializam os negócios 

Lideranças femininas potencializam os negócios 

Quase a metade dos mais de 43 milhões de pequenos negócios do País, são liderados por mulheres, segundo pesquisa do GEM

Uma liderança feminina, como qualquer outro líder que fuja do padrão, tem a chance de trazer perspectivas, insights diruptivos e análises importantes para os negócios. E esta percepção tem sido concebido pelo mundo dos negócios, mesmo que de maneira forçada.

Segundo a PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, no quarto trimestre de 2021, a mulheres representavam 34% na liderança dos negócios, gerindo mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil.

Já a pandemia, fez com que este número fosse fortalecido. Conforme estudo da Rede Mulher Empreendedora, a crise estimulou cerca de 26% das mulheres a abrirem o seu próprio negócio, incrementando este perfil em 77%.

Desta forma, como consta em pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), elas já representando a liderança de quase a metade dos mais de 43 milhões de pequenos negócios do País.

Exemplo de fortalecimento da presença feminina

A franquia help! Loja de Crédito, pertencente ao Grupo Bmg, por exemplo, atua ativamente na construção de um ambiente mais diversificado e com equidade de gênero.

Atualmente, cerca de 27% das franquias da rede são lideradas e administradas por mulheres. Número que vem crescendo desde 2016, quando a marca iniciou seu trabalho no País.

Assim como em diversos segmentos, o mercado financeiro exige uma liderança dinâmica e resiliente. Com essas características, Mirian Silva, franqueada da help!, é um case de sucesso e, com 22 lojas da rede pelo País, conta como sua experiência no mercado financeiro incentivou a continuar investindo.

“Minha experiência fez toda diferença no processo de empreendedorismo, principalmente, atuando com um produto de crédito. Além disso, ao longo de minha carreira, construí muito bem minha rede de relacionamentos, um dos pilares principais que me ajudaram a evoluir neste mercado”, revela Mirian.

Ela ainda ressaltou que o progresso da sua unidade trouxe mais força para competir no mercado. “Quando o meu negócio começou a evoluir, aprendi a ser mais competitiva e inovadora em minhas franquias. Além disso, o crescimento me levou a investir cada vez mais. Não só em novas lojas, mas, também internamente em meu time”.

A gerente executiva de da help!, Loiane Gouvea de Andrade, ressaltou como é essencial a diversidade para a marca.

“Sabemos da importância e da potência em ter uma liderança diversa. Na help!, por exemplo, a cada ano temos mais franqueadas mulheres, que seguem investindo e liderando com maestria seus negócios”, ressalta Loiane Gouvea de Andrade, gerente executiva de franquia da help! Loja de Crédito. 

Já a outra franqueada da marca, Gilma Santos, as oportunidades e o apoio oferecido pelo Grupo Bmg fizeram toda a diferença para a profissional seguir investindo e empreendendo.

“Hoje, gerencio oito lojas, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nestes cinco anos, o apoio que recebi da franqueadora foi um grande impulsionador do meu crescimento. Entender todo o dinamismo do mercado financeiro é, sim, um excelente diferencial que possuo, após ter trabalhado mais de 15 anos em bancos. Contudo, sei que ao empreender é essencial termos fortes parceiros que nos permitem ir mais longe e com segurança”, ressalta Gilma.

Outro grande exemplo de liderança feminina de sucesso é Lidiane Gama, que possui 21 unidades da help! na região Norte do Brasil.

“Desde muito cedo aprendi sobre o mercado financeiro. Aos 14 anos comecei como Jovem Aprendiz em um banco da minha cidade e até hoje sigo nesse segmento. Toda a minha experiência, me ajudou a entender e conhecer o setor de maneira macro. Tive uma visão de empreendedora e segui investindo, sempre com muita segurança e solidez”, finalizou Lidiane.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias