5 dicas para investir em uma franquia

5 dicas para investir em uma franquia

O modelo de franquia é uma solução para quem pensa em investir em um negócio que já vem testado e apresenta resultados

Abrir um novo negócio é sempre um desafio e diversos pontos precisam ser considerados durante todo o processo. O modelo de franquias é uma solução para quem pensa em investir em um modelo de negócio que já vem testado pelo mercado e que apresenta resultados. Mas como qualquer investimento, é necessário que haja um planejamento prévio. 

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias faturou mais de R$ 185 bilhões em 2021, o que representa um crescimento 10,7% em relação ao ano anterior. O resultado mostra que o setor está se recuperando, já que a receita do último ano chegou próximo do patamar registrado em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. 

Para Juliano De Stefani, gestor de Expansão e Franquias da Rech, rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas, antes de pensar em comprar uma franquia, é imprescindível que o interessado tenha afinidade com o setor que planeja investir.

“Operar em ramos de nicho, por exemplo, requer mais do empresário do que se optasse por segmentos mais abrangentes”, comenta o executivo.

Ele também afirma que, para garantir o desempenho almejado, é necessário que o candidato conheça bem a região onde pretende instalar a unidade.

Dicas

Desta forma, Juliano oferece algumas dicas para quem quer investir em uma franquia:

  1. O ideal é que o candidato a franqueado tenha uma mescla de perfis comercial, entre 60% e 70%; e técnico, entre 30% e 40%, ou tenha um sócio que possua uma das habilidades;

  2. É importante que você tenha potencial ou se especialize para administrar mais de uma unidade;

  3. Seja movido a desafios e esteja disposto a correr riscos que sejam administráveis;

  4. Desenvolva o seu perfil para que tenha habilidades em atendimento e vendas;

  5. Mantenha seu foco principal no atendimento à demanda do mercado local.
Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias