Crescimento do home based incentiva o pequeno empreendedor

Crescimento do home based incentiva o pequeno empreendedor

O empreendedorismo digital, puxado pela pandemia incentivou o investimento neste formato, com negócios para o empreendedor trabalhar de casa

Os últimos dois anos levaram muitas pessoas a começarem a abrir seus próprios negócios. Os altos índices de desemprego e a movimentação do mundo só pela internet foram os impulsionadores desta tendência.

Conforme a pesquisa Panorama Negócios Digitais Brasil, promovida pela Spark Hero, 54% dos empreendedores digitais começaram a atuar na modalidade a partir do período de pandemia. O ambiente online possibilitou a geração de renda neste período, mas, também, foi um grande impulsionador de empresas que auxiliam no desenvolvimento destes pequenos negócios. 

O empreendedorismo digital pode ser trabalhado de diversas formas, até mesmo quando não se tem todas as ferramentas para montar um negócio, como diz Wanderson Leite, CEO da Prospecta Analytica, franquia que entrega uma solução de Big Data. Para ele, o investimento em um negócio digital abre portas para começar a atuar mais rapidamente no mercado.

“Não é preciso só ter experiência para começar. É preferível entender quem serão os seus clientes e fazer um estudo sobre eles para começar a operar do que ter apenas conhecimento teórico”, conta o executivo. 

Trabalhar em casa

O formato home based ganhou destaque no mundo das franquias, segundo o relatório realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que revelou que essa modalidade cresceu 3,2% no último ano.

Com mais de 94 franqueados em todo o País, a Prospecta Analytica mostra que é possível trabalhar em casa e atingir muitas pessoas ao redor do Brasil.

“Os nossos franqueados têm à disposição a base de dados da sua região, além de treinamentos e análises importantes para adentrar o mercado escolhido”, revela o Wanderson. 

Outro ponto destacado por Leite é a flexibilidade de horários conquistada pelo pequeno empreendedor.

“As condições do mercado de trabalho também afastam o trabalhador dessa rotina. Já, quando começa a empreender, ele mesmo monta o seu horário, com controle da sua agenda profissional e pessoal”, declara. 

Gerenciamento digital de entregas

Além da realidade das franquias, os negócios digitais também podem ser explorados a partir de empresas licenciadas, como a Alfred Delivery, uma plataforma de entregas last mile, com foco em pequenas e médias cidades. Com atuação em mais de 230 cidades em todos os estados brasileiros, a startup entrega ao licenciado todo o suporte para ele poder gerenciar

Para o CEO da startup, Myrko Micali, a principal vantagem de um negócio digital, em que você é o seu próprio chefe, é a possibilidade de começar a trabalhar com pouco investimento.

“É importante dar o primeiro passo e muitas vezes as pessoas não têm dinheiro para começar a trilhar o caminho do empreendedorismo, então, o ambiente digital consegue promover a construção de uma base para aliar o negócio ao sonho do empreendedor”, relata. 

Além dos baixos custos para investir em franquias, ou licenças na modalidade digital, Micali compartilha que “essa categoria de negócio pode impactar muitas pessoas, porque o trabalho pela internet conecta os consumidores com suas necessidades”. 

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias