Franquias home based possibilitam ter um negócio trabalhando em casa e fazem parte do modelo com mais chances de sobreviver às crises
Há mais de 10 anos, as redes de franquias home based começaram a ganhar visibilidade no mercado, e diversos segmentos, como Turismo, Seguros, Finanças, Educação e até Marketing, conseguiram migrar para essa modalidade, justamente por não precisar de uma loja física e não possuir gastos com instalações. Desta forma, este modelo do franchising se torna muito mais acessível para quem deseja ter seu próprio negócio.
Outro aspecto positivo é que por ser home based, esses empreendimentos podem ser mais flexíveis e, dependendo do caso, se tornar até uma segunda fonte de renda, algo vantajoso para quem já possui um emprego fixo.
A projeção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para este ano é que o setor fature mais de R$ 200 bilhões, abra mais de 3 mil novas redes e mais 180 mil novas unidades, gerando mais de 1.400 milhões de empregos diretos.
Sendo assim, o setor de franquias representa uma opção mais segura de investimento e com rápido retorno financeiro
Opções de franquias home based
Rede especializada em soluções completas para o crédito rural, que visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.
A Sonhagro já comercializou 30 unidades, que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores das regiões de Minas Gerais, Espirito Santo, Goiás, Paraná, Rio Janeiro, Roraima, Rondônia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Bahia e Santa Catarina.
Investimento inicial: a partir de R$18.690,00
Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
Lucro médio mensal: acima de 55%
Prazo de retorno: de 4 a 12 meses
Capital de giro: R$5 mil
Royalties: 25% do faturamento por mês
Taxa de publicidade: não cobra taxa de publicidade
Rede de escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes. Com mais de 4 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 5 e 17 anos, que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e, também, por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
Investimento inicial médio: R$ 9 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
Lucro médio mensal: 35% a 55%
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Royalties: não cobra royalties
Fundo de marketing: 2% sobre faturamento bruto
Rede de franquias de venda de presentes e itens de decoração criativa. São cerca de 2 mil itens, entre copos, bolsas, almofadas e outros. A empresa criada em 2014, em Campina Grande (PB), conta, hoje, com 65 franquias, sendo 25 no modelo home based, indicado para quem quer trabalhar sozinho.
Nesse modelo, o franqueado vai atuar exclusivamente de casa com delivery local e regional. Ele também pode comercializar os produtos por meio das redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Mercado Livre.
Investimento inicial: R$ 28 mil (inclui taxa de franquia e estoque inicial)
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Lucro médio mensal: 35%
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Royalties: 8% do faturamento por mês
Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
Rede de franquias de intermediação de serviços de diaristas, como faxineira, lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos, garçons e churrasqueiros para festas e eventos. Também faz a terceirização de mão de obra (principalmente para empresas) e conduz processos seletivos para que o cliente contrate funcionários mensalistas.
Criada em 2011, em São José do Rio Preto (SP), a empresa tem hoje 146 franquias. A implantação de uma unidade já é possível em cidades a partir de 30 mil habitantes com o modelo home based. Cabe ao franqueado administrar o negócio, fazendo o atendimento e a prospecção de clientes.
Investimento inicial: R$ 30 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e custos de instalação).
Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: de 12 a 14 meses
Royalties: fixo de 1,75 salário mínimo até 3,25 salários mínimos (dependendo do porte da cidade) ou 4% do faturamento bruto (o que for maior)
Taxa de publicidade: sem taxa
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias