Empresário tira lições da paternidade e fatura R$9,7 milhões

Empresário tira lições da paternidade e fatura R$9,7 milhões

O CEO da rede PremiaPão, Raphael Mattos, aplica os aprendizados adquiridos com a paternidade nos negócios e consolida a sua marca

Em 2015, quando estava prestes a se tornar pai, Raphael Mattos decidiu seguir à risca um famoso ditado popular que diz “quem não arrisca, não petisca”. Saiu do emprego em uma multinacional e com R$10 mil no bolso se tornou o dono do próprio negócio. 

No quarto que viria a ser o da futura filha, a primeira de quatro, e com a ajuda de dois amigos, Raphael, atual CEO da marca, formatou o negócio que em poucos meses já estava apto a se transformar numa rede de franquias de baixo investimento e rapidamente rentável. Assim nasceu a PremiaPão, rede que comercializa espaços publicitários em saquinhos de pães.

Em apenas quatro meses, a franquia que nasceu em Recife se mostrou um negócio lucrativo e atraindo empreendedores por todo o País. Com isso, em um ano, já havia 100 operações da rede.

Mas nem tudo foram flores e durante todo esse tempo à frente da rede, Raphael enfrentou algumas dificuldades e foi aplicando os aprendizados que adquiriu com a paternidade que transformou a PremiaPão em uma marca consolidada no mercado, atualmente, com 122 unidades ativas, com faturamento de R$9,7 milhões em 2021.

Como pai de quatro meninas, o CEO da marca trouxe para os negócios duas lições: paciência e liderança. Quando é dado o pontapé inicial para a abertura de uma empresa, há uma pressa para que o negócio se consolide e ganhe fama, mas, assim como é preciso ter paciência com uma criança e não exigir a maturidade de um adulto, o mesmo deve-se esperar do empreendimento. É vital que a paciência prevaleça e que seja dado tempo para que as coisas aconteçam.

“Durante o crescimento de um filho, não basta os pais ditarem o que é certo e o que é para ser feito; é preciso que a criança tenha exemplos a serem seguidos, que seja mostrado e ensinado como agir da melhor forma possível. Assim também é com os negócios. A liderança de uma empresa deve ser um exemplo para todos os colaboradores. Os valores que foram construídos junto com o negócio devem ser vivenciados e praticados diariamente por aqueles que estão no gerenciamento para, assim, a cultura da marca ser permeada”, diz Raphael.  

Quando o mercado se viu obrigado a fechar em decorrência da pandemia, Mattos lançou mão destes aprendizados fazendo a microfranquia manter o crescimento sustentável e se consolidando em meio à crise, como opção segura de investimento.

A rentabilidade elevada tem relação com dois fatores: em cada saquinho é possível negociar até 34 anúncios, que são comercializados a partir de R$500 para uma tiragem de 30 mil unidades. E mais: para se tornar atrativo ao consumidor final, os executivos tiveram a ideia de atrelar a publicidade à prêmios. Cada embalagem acompanha um código, que pode ser cadastrado no site da rede para concorrer a diversos produtos, que vão desde um iPhone até um carro zero km.

Se é um negócio bastante vantajoso para duas das pontas, no lado do consumidor que concorre a prêmios e do lojista, que recebe gratuitamente a tiragem, o franqueado também é beneficiado.

Formatado para atuação home based, toda a operação não depende de uma estrutura física, o que permite baixo custo do investimento inicial, que começa a partir de R$10 mil dependendo da localidade de atuação. Além do suporte com a diagramação, edição dos anúncios e todo o suporte à operação, o franqueado ainda conta com um processo de incubadora, onde ele será acompanhado por 60 dias e receberá todos os treinamentos para melhor gestão e marketing de seu negócio, entre dinâmicas de vendas e treinamento online.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias

1 Comment

Comments are closed.