5 motivos para investir em franquia de alimentação saudável

5 motivos para investir em franquia de alimentação saudável

As redes do segmento estão em alta já que em 2020 a venda do nicho atingiu R$ 100 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor Internacional

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Alimentação no franchising é um dos que mais crescem no Brasil, especialmente neste momento de pandemia.

No Seminário Setorial de Food Service, evento integrante da ABF Franchising Week 2021, a Associação apresentou a Pesquisa Anual Setorial de Foodservice, apresentando a performance do setor em 2020 e as perspectivas para 2021. O segmento fechou 2020 com faturamento de R$ 40.898 bilhões, com ticket médio de R$ 36,73.

A pesquisa revelou ainda que 50% das redes monitoram as tendências de saúde e bem-estar para agregarem em seus menus.

Segundo a ABF, este crescimento está diretamente relacionado com as vendas por delivery, com a reformulação de cardápios, o novo modelo dark kitchen e a própria mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros.  

De acordo com a Euromonitor Internacional, a venda de alimentos saudáveis atingiu R$ 100 bilhões no Brasil, em 2020.

Redes saudáveis em expansão

A rede de franquias de culinária saudável havaiana, Menu Poke, tem se aproveitado deste momento para crescer. Com foco em poke (um dos principais pratos da cozinha havaiana) e alimentos saudáveis, a marca já obteve crescimento de 36% por ter apostado em fortalecer o posicionamento digital e nas vendas online. Além disso, dos três modelos disponíveis um deles é Dark Kitchen.

A franquia de alimentação saudável Sucos S/A, teve crescimento e a previsão é de inaugurar mais quatro unidades até o fim deste ano. “Além de rentável, o modelo de operação da rede é enxuto, com um cardápio completo para atender as exigências de shoppings, por exemplo”, comenta a sócia fundadora da rede, Suzana Dinamarco.

Cinco motivos para investir em uma franquia do segmento

Alimentação saudável

De acordo com pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável.

Além disso, 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.

Franchising em alta

Dados da ABF mostram que o segmento de Alimentação continua em alta. No segundo trimestre deste ano, o ramo cresceu 47,8%.

Democratização da alimentação saudável

Os novos negócios têm mudado a história de que a alimentação saudável é mais cara que a tradicional, trazendo preços mais acessíveis.

Operação enxuta e mais barata em shopping

Muitas redes oferecem operações amis enxutas, em espaços menores, que diminuem os custos de aluguel, por exemplo.

Negócio rentável

O mercado de alimentos saudáveis faturou R$ 100 bilhões no ano passado aqui no Brasil.

O investimento em uma unidade da Menu Poke é a partir de R$ 65 mil, com lucratividade a partir de 22% e payback entre nove e 15 meses.

Já uma unidade da Sucos S/A, tem investimento a partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno estipulado entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias