4 razões para aplicar o design thinking no seu negócio

4 razões para aplicar o design thinking no seu negócio

Especialista mostra que o método pode ser aplicado em empresas de qualquer porte ou segmento para solução de problemas e conquista de clientes

Você já ouviu falar em design thinking? O termo trata sobre como o design pode contribuir para a modernização e inovação de uma empresa. Em outras palavras, busca entender como os profissionais do design colocam em prática seus conhecimentos para resolver desafios. Com isso, o objetivo é adaptar as ferramentas para os processos internos de criação no ambiente empresarial.  

Nesse sentido, são aplicados princípios como empatia, otimismo, interação, confiança criativa e experimentação em áreas como atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, estimula-se o aprendizado com os erros dentro de problemas complexos.

O especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional, Marco Santos, da empresa Marco Santos Pro, explica que o design thinking está baseado em dois pilares: aplicação feita por qualquer pessoa e a possibilidade de resolução de qualquer tipo de desafio. 

“Para uma empresa, isso representa a oportunidade de construir ou remodelar produtos e serviços com uma abordagem mais ágil, rápida e eficaz. O método não só pode ser aplicado a uma instituição de qualquer tipo, como também é uma técnica que se presta a resolver problemas que não tenham soluções pré-definidas”, salienta o especialista.

Por isso, Marco enumerou quatro razões para você utilizar esse método em sua empresa.

Entender o cliente 

Aplicar o design thinking possibilita conhecer melhor os clientes, identificando seus hábitos, necessidades, o que ele busca e como uma instituição pode suprir essas demandas. Como consequência, a empresa compreende melhor seus processos, aperfeiçoando produtos e serviços. E isso é fundamental para que o cliente seja colocado no centro do processo, trazendo benefícios para a organização.

Diminuir vulnerabilidade 

A partir do momento que se entende o cliente, os gestores e colaboradores podem trabalhar em busca do encantamento. Ou seja, oferecer novas possibilidade para que os consumidores tenham suas demandas supridas. Com isso, a empresa torna-se menos vulnerável, o que significa, em outras palavras, que poderá atender sua clientela com mais suporte e certeza do que precisa oferecer.

Desta forma, os empresários tornam-se mais competitivos e ficam à frente da concorrência. “A vulnerabilidade pode afetar a retenção dos clientes atuais, a aquisição de novos consumidores e a sustentabilidade da empresa a longo prazo”, afirma Santos. 

Ter diversidade de ideias 

Ouvir colaboradores, fornecedores e parceiros faz parte da construção da diversidade de ideias para o design thinking na criação de processos e resolução de demandas. Abrir o diálogo com diferentes grupos é parte essencial para entender o desafio que uma empresa precisa enfrentar para atingir seu público-alvo e construir a solução.

“Isso evitará que se recorra a soluções do jeito de sempre: com base apenas nas percepções de um lado”, afirma Marco. 

Ciclo de mudanças 

design thinking possibilita a implementação e testagem de ideias na prática, observar o que é bem-sucedido ou não, coletar oportunidades de melhoria e recomeçar o processo de forma constante.

Segundo Santos, o produto ou serviço pode, e deve, ser melhorado sempre. “As necessidades dos clientes podem ser alteradas, o público pode mudar e o mercado pode ter alterações. Isso porque o cenário é dinâmico e esse método permite e encoraja um ciclo contínuo”, finaliza. 

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias