O marketing boca a boca ainda é a melhor ferramenta

O marketing boca a boca ainda é a melhor ferramenta

Em especial, em época de redes sociais, esta é a melhor estratégia e especialista compartilha sete dicas para explorar o conceito e impulsionar os negócios

As grandes transformações causadas pela crise sanitária trouxeram muitas lições também para o marketing de influência, deixando cada vez mais evidente sobre o que os influenciadores digitais mostram em suas redes sociais, nem sempre representa o dia a dia deles.

“Posts em redes sociais, que ostentam um estilo de vida inalcançável e festas com aglomerações, caíram em desuso e a interação da audiência sobre esse tipo de conteúdo despencou, já que os consumidores estão ainda mais exigentes e conscientes. Tanto é que os chamados memes, a viralização de imagens e vídeos, que traçam um comparativo entre expectativa versus realidade, são um sucesso” explica Joel Amorim, diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a consumidores reais. 

Neste cenário, as marcas foram buscar no marketing boca a boca uma comunicação mais próxima e genuína e encontraram a recomendação de familiares e amigos como solução para resgatar a autenticidade perdida.

Para auxiliar os empreendedores na missão de manterem suas marcas relevantes neste novo momento, Amorim oferece sete dicas de como criar uma estratégia de marketing boca a boca eficaz.

Público-alvo

Ter essa definição é o primeiro passo para se comunicar da forma desejada com precisão, pois o maior erro é não entender para quem está direcionando a mensagem que quer entregar

Alinhamento de propósito

A essência de um bom marketing de influência é conectar as pessoas certas aos produtos certos, isto é, quando há interesse de pessoas reais pela categoria da campanha a ser trabalhada. Com isso, o produto em questão será recomendado com muito mais conhecimento de causa

A força do boca a boca

As empresas já notaram que consumidores reais espalham boas percepções sobre um determinado produto, muito por conta da voz ativa sobre o que consomem nas redes sociais. Esse é o papel do marketing boca a boca, sendo uma das melhores estratégias para conquistar defensores para a marca, intensificando os processos de compra e, consequentemente, a fidelização

Experiências reais

Nenhum marketing é tão poderoso quanto o do próprio consumidor apresentando impressões sinceras e íntimas em relação ao produto escolhido. A repercussão é responsável por fomentar uma discussão orgânica e efetiva enquanto agrega valor

Autenticidade

Esse é um diferencial competitivo que nunca sai de moda. O conteúdo gerado por consumidores reais da marca é muito mais genuíno e valioso 

Consistência

O discurso e a presença digital são importantes, porém, é fundamental que todo o conteúdo transmita a imagem do influenciador como ele realmente é

Proximidade

Por fim, estabelecer um vínculo por meio de constantes conversas e ativar novos bate-papos ao cotidiano daquela comunidade leva mais veracidade ao público, tudo o que o consumidor de hoje busca: aproximação e simplicidade.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias