Durante a pandemia, algumas redes como o CNA, alteraram o plano de marketing digital para aumentar a geração de leads
Desde março de 2020, a pandemia do coronavírus tem impactado a rotina de pequenas, médias e grandes empresas. Com o cenário de “abre e fecha” de lojas, escolas, restaurantes, academias, entre outros setores.
Com isso, a necessidade de captar clientes por outros meios tornou-se fundamental, entre eles, o marketing digital, que auxilia as empresas a conquistarem leads de forma precisa, mesmo que distante do consumidor.
De acordo com recente levantamento da Adaction, veículo de comunicação especializado em ações de mídia digital, e pela Inflr, startup especializada em ações com influenciadores digitais, 76,19% dos gestores de marketing e executivos pretendem ampliar os investimentos em marketing digital em 2021 e, desse total, 38,1% acreditam que a melhor forma de atuar online é oferecendo conteúdo qualificado. A pesquisa ouviu 2.100 pessoas no final de 2020 e identificou que o marketing digital já supera 50% dos investimentos em campanhas por ser mais assertivo.
Foi pensando nesse novo cenário que algumas redes de franquia aceleraram seus planos digitais, ou até mesmo investiram em novas estratégias de marketing digital.
O Buddha Spa, rede de spas urbanos, impulsionou seu e-commerce no último ano. Para atrair novos clientes, a empresa desenvolveu uma estratégia para o digital com análise de performance, growth hacking, business intelligence e anúncios. Isso inclui o uso de uma régua de jornada do cliente no relacionamento digital com a marca.
Um exemplo é quando o consumidor que terminou seu pacote de dez sessões e não fez a renovação. Nesses casos o sistema gera um alerta interno para que seja ofertado a ele um novo pacote de terapias. Dentro dessa estratégia, a franqueadora faz uma série de análises sobre como usar o fundo de publicidade, que é pago pela rede de franqueados. “Gastamos em marketing o dobro do que arrecadamos no fundo de publicidade, porque entendemos ser importante para originar novos clientes e fidelizá-los”, comenta o CEO do Buddha Spa, Gustavo Albanesi.
Já a rede de escolas de idiomas CNA acelerou seu projeto digital que envolveu o desenvolvimento de um novo site voltado para performance, com inteligência de SEO (Search Engine Optimization), geolocalização, responsivo, blog e mobile first.
Além disso, houve uma mudança relevante na gestão de mídia e das estratégias da marca com iniciativas que valorizam cada vez mais o consumo de conteúdo do indivíduo do que iniciativas de massa. “Tivemos que nos adaptar à mudança de comportamento dos consumidores ao se relacionarem com produtos e marcas. Deixamos de ter um olhar generalista e passamos a conversar com quem realmente quer nos escutar”, comenta o gerente executivo de marketing do CNA, Nicadan Galvão.
O executivo ainda ressalta que atualmente trabalha no projeto que unificará as soluções de CRM espalhadas pelos departamentos do franqueador em uma única martech (termo utilizado para ações conjuntas entre marketing digital e da tecnologia), contribuindo com a integração entre as áreas, ganho de eficiência e no relacionamento com os atuais e futuros alunos.
Outra rede de escolas de idiomas, a Rockfeller Language Center, mostrou aos franqueados que também podem ser atingidos com ferramentas de marketing digital. Com esse foco, a marca passou a medir dados relacionados aos desempenhos locais da rede com o objetivo de oferecer capacitações e sugestões de medidas corretivas com base em um racional data driven, ou seja, direcionado por dados. “Atrair novos leads no universo de franquia é sempre um grande desafio, seja para prospecções B2B ou B2C”, finaliza o diretor de marketing da empresa, Jonas Jaeger.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias