A estruturação por meio de franquias auxilia no crescimento dos negócios, fazendo com que sua empresa alcance praças que sozinha não chegaria
Muitos empresários e empreendedores já pensaram sobre como, o por quê e qual o custo para tornar seus negócios em uma rede de franquia. E de certo, muitos deles acabam desistindo no primeiro momento por pensarem que os custos devem ser altos.
Efetivamente, investir neste processo é custoso e trabalhoso, mas que no final das contas é muito bem contrabalanceado com os lucros que a empresa obtém, crescendo de forma exponencial dentro do mercado de atuação. No geral, é uma opção extremamente válida e benéfica para os negócios garantirem sua manutenção, em especial, em períodos de crise, já que estamos falando de um segmento sólido e bem resistente sobre qualquer circunstância.
Outro ponto primordial para a validação na transformação do negócio em franquia é que o setor tem forte atuação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), instituição que ajuda a manter a seriedade e segurança no franchising auxiliando e garantindo a credibilidade das marcas. Fora isso, faz estudos períodos do segmento mostrando neles a potencialidade de cada nicho.
Para o especialista em franchising e CEO do Portal Franquias do Brasil, empresa de formação de franquias, Marcelo Martins, o início da empreitada é complicado. “O começo é muito difícil. Gasta energia, gasta tempo e dá muito trabalho. Você ainda não tem muitas unidades e as pessoas não têm tanta confiança. Existe muitas opções e você ainda está aprendendo e ajustando alguns detalhes. Com frequência a rentabilidade só vem com um volume maior. Há muito conflito de interesses, pessoas num mesmo barco, com humores, vaidades, disposições diferentes, até mesmo índoles variadas. O papel da liderança é fazer o que deve ser feito, e nem sempre isso agrada”, esclarece.
Porém, o formatador de franquias, que possui mais de 20 anos de experiência, afirma que no final vale a pena. “Temos alguns pontos muito positivos, como o investimento no crescimento é feito pelo franqueado, que destina o dinheiro para montar a unidade franqueada; as propagandas podem ser custeadas pelos franqueados; há gradativa valorização da marca; é o franqueador quem determina o padrão da operação; e ainda, a marca se estabelece em outras praças, por vezes bem distantes, onde provavelmente não chegaria sozinha, além de outras vantagens muito positivas”, diz Marcelo.
Custo e tempo para formatação?
Marcelo diz que existem diversos detalhes que compõem o preço final, mas abre o jogo sobre a média de valor cobrado. “O mercado costuma trabalhar com precificação a partir de R$ 30 mil. No entanto tudo depende do trabalho que será executado e de como o empresário vai querer seguir com a parceria com a empresa de formatação de franquias. Aqui na Portal Franquias do Brasil temos como média este valor, mas se no processo o cliente resolver fazer algo por ele, o que não recomendamos, o custo será reduzido. Temos o conhecimento necessário para fazer tudo da forma mais correta, para que no futuro não tenham problemas”, orienta.
E ela ainda ressalta sobre o auxílio de uma consultoria. “Quando o empresário vê o orçamento ele pode achar caro, porém, pode sair muito mais caro ele fazer de qualquer forma e depois ter que reformatar. Com uma consultoria como a nossa, o empresário muda seu negócio para franquia em até cinco meses, em média, e ainda prevê a lucratividade positiva após todo esforço e investimento”, finaliza.
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Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias