Vacinação aumenta confiança no Franchising

Vacinação aumenta confiança no Franchising

Franquias sem ciladas

Com a aprovação emergencial da Anvisa, o empresariado brasileiro acredita na retomada econômica e vê esperança em dias melhores

O isolamento social imposto pela pandemia causou perdas na receita de diversos setores, embora houvessem aqueles que conseguiram manter as atividades e, outros, até mesmo obter crescimento em um período tenebroso.  

É o caso da Mr. Fit, rede de alimentação saudável, que teve um crescimento de 100% nos negócios desde o início da pandemia. Segundo a CEO da franquia, Camila Miglhorini, a vacina é uma esperança de dias melhores sim, mas ainda é preciso ter cautela. “Para nós, o ano de 2020 foi favorável no que diz respeito ao crescimento da empresa como um todo, sentimos um aumento na procura da boa alimentação pelo público que seguiu certinho o isolamento social. Para este ano, pretendemos manter a estabilidade que conquistamos em 2020”, declara. 

Outra empresa que conseguiu se adaptar às mudanças impostas pelas legislações governamentais durante a pandemia e manter seu caixa foi a Anjos Colchões & Sofás. Segundo o diretor de franquias, Leonardo dos Anjos, o ano de 2020 foi de muitas incertezas e mudanças, mas a rede conseguiu bater todas as metas e atingir um crescimento significativo. “Em 2021, mesmo com o começo da imunização, esperamos algumas dificuldades, já que o processo será gradativo, mas são nos momentos de crise que surgem as oportunidades e a agilidade para se adaptar é condição indispensável”, afirma.

Na Casa de Bolos, rede pioneira no segmento de bolos caseiros, a confiança é de um 2021 próspero, principalmente no aumento do número de unidades franqueadas. Para o diretor de marketing, Rafael Ramos, a vacina trará um fôlego para o franchising. “Deveremos atrair novos empreendedores que perderam o emprego na pandemia. Um investimento no sistema de franquias tem seus riscos, como qualquer outro, mas em momentos de insegurança e crise há uma grande vantagem quando se opta por um modelo de negócios já validado no mercado, sobretudo quando ligado à credibilidade de uma marca”, diz.

Atuando em uma das áreas que mais conseguiu prosperar durante a pandemia, Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, destaca que o período trouxe um aprendizado adicional sobre a limpeza não ser apenas pela estética, mas também, pela saúde. “Acredito que ainda precisaremos ter cautela, mesmo com a vacina e, se necessário, nos adaptarmos a outras mudanças. A tendência é haver mais confiança da população e do mercado, mas é momento, também, de desenvolver uma cultura resistente e antifrágil, ou seja, aquela que se adapta com facilidade aos cenários”, comenta o executivo.

Já para Gabriel Concon, sócio fundador da Pizza Prime, mesmo com a vacina, o ano ainda será desafiador. “Será de muitas incertezas e que terá um grande reflexo na economia. Mas, em contrapartida, também será um ano recheado de oportunidades, pois tem muita gente querendo empreender e ter sua autonomia empresarial, saindo da dependência de uma contratação”, explica. 

Leandro Souza, CEO das redes de cafés e cookies Bendito, e de bares e restaurantes Espetto Carioca, acredita que com a alta expectativa do sucesso da vacina a economia deve se beneficiar. “Isso ajudará ainda mais a recuperação do consumo voltar ao patamar que era ou, ao menos, se aproximar”. 

Para quem atua no setor de serviços não essenciais, a vacinação é a esperança de recuperar os prejuízos de 2020 e voltar a crescer, como é o caso da rede de depilação Pello Menos. “Como as lojas ficaram fechadas por alguns meses do ano passado, nossa meta inicial foi adaptada e priorizamos por manter o caixa da empresa sustentável ao invés de lucrar. Agora, esperamos recuperar o nosso faturamento e a vacina vem em um momento oportuno, em que as pessoas ainda estão receosas de irem às ruas”, comenta a CEO, Regina Jordão.

O presidente da rede de podologia Doctor Feet, Jonas Bechelli, também se diz otimista com a chegada do imunizante no país. “A expectativa é alta e acho que demos um passo importante para a normalidade. Hoje, o perfil que frequenta nossas lojas são os mais jovens, que não era nosso público principal, reflexo da mudança de comportamento da população. A meta, agora, é retomar o atendimento aos mais velhos, depois da imunização, e preservar os mais novos”, diz.

Já a Sestini, empresa do segmento de mochilas e malas, por sua vez, acredita que com a chegada da vacina, 2021 será mais um ano de desafios, porém de grandes oportunidades. “Haverá uma predominância das empresas mais capacitadas em entender e reagir às novas demandas do mercado sobre aquelas que não conseguirem aceitar e reagir às mudanças. A tendência é a continuidade da aceleração digital, a implementação da estratégia omnicanal nas empresas e a busca por inovação, produtividade e agilidade”, fala o franqueado da rede, Rodrigo Arantes Carneiro.

Para o presidente da rede de clínicas odontológicas OdontoCompany, Paulo Zahr, 2021 começa com otimismo. “Espero que seja um ano de soluções para os entraves na economia do país. Nosso desafio é continuar criando mais oportunidades de emprego, apostando nas oportunidades que, sem dúvida, estão na área da saúde”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias