Franquias a partir de R$4,5 mil para investir

Franquias a partir de R$4 mil para investir

Franquias sem ciladas

A microfranquia é a grande oportunidade para quem vai empreender, principalmente, se está vindo do mercado formal de contratação

A pandemia causada do novo coronavírus impactou de forma drástica a economia e empreender tem sido o lema para muitas pessoas. De acordo com a análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae, o Brasil vai registrar em 2020 o melhor índice de empreendedorismo em 20 anos.

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, chegando a 10,9 milhões de registros. O Sebrae estima que aproximadamente 25% da população adulta encerrarão o ano envolvidos na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade. Com isso, as microfranquias ganharam mais força em 2020, com diversas opções a custos acessíveis para quem perdeu o emprego ou guardou dinheiro para investir.

De acordo com Cláudio Tieghi, da Kick Off Consultores, elas não demandam administração complexa, necessitam de um número reduzido ou não precisam de funcionários, podem se enquadrar em classificações fiscais que favorecem os pequenos negócios, como Simples e Super Simples, costumam encontrar linhas de crédito com taxas atrativas e ainda contam com suporte da franqueadora. O investimento inicial necessário para esse tipo de franquia é baixo, chegando no máximo a R$ 90 mil.

“São muitas vantagens em se ter uma microfranquia, ainda mais em um momento de crise. Trata-se de uma grande oportunidade para quem vai empreender, principalmente, se está vindo do mercado formal de contratação. É praticamente uma mudança que mexe na estrutura da relação, não mais como funcionário, mas como um pequeno empresário trabalhando numa rede de negócios”, destaca Tieghi.  

Para o fundador da consultoria Franqueador.com, Erlon Labatut, o candidato a uma franquia precisa estar atento a alguns fatores antes de empreender, como exemplo, ter conhecimento da operação e estar disposto a tocar, de fato, o dia a dia do negócio. 

“Para quem quer empreender no franchising, alguns cuidados são fundamentais. Entender seu papel como franqueado é um deles. Algumas pessoas pensam que comprando uma franquia não vão precisar vender e se envolver no dia a dia do negócio e isso não é verdade, principalmente no caso das redes de valores de investimento mais baixo. A autoanálise, buscando identificar como seria o seu desempenho atuando no segmento escolhido, é o começo de tudo”, comenta Erlon.

Outro ponto fundamental é analisar a franquia na qual pretende investir tempo, dedicação e capital. A lei de franquia estabelece que todo franqueador deve fornecer a COF (Circular de Oferta de Franquia) para o interessado antes de que seja assumido qualquer compromisso. “Na COF existem informações valiosas para o candidato, como o contato dos franqueados atuais e os que deixaram a rede nos últimos 24 meses. Conversar com essas pessoas pode dar uma visão profunda de como é a rotina do franqueado da marca”, explica Labatut.

Existem diversas opções de microfranquias, para todos os interesses e condições. Conheça alguns exemplos com investimento inicial a partir de R$ 4,5 mil.  

Paper Pão

É uma franquia de publicidade em saco de pão, criada em 2016. O franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários, que são do tamanho aproximado a de um cartão de visitas. Cada saquinho pode conter até 32 anunciantes. Os anúncios são veiculados por tiragem (a partir de 10 mil exemplares cada). A empresa conta com 15 franquias espalhadas pelo país.

O investimento inicial é de R$ 4.500, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 8 mil a R$ 15 mil e lucro de até 45%.

Raio-X

Investimento inicial: R$ 4,5 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 8 mil a R$ 15 mil
Lucro médio mensal: 30% a 45%
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
Royalties: isento nos quatro primeiros meses e R$ 200 a partir do quinto
Taxa de publicidade: isento

Dank Idiomas

Rede de escolas de inglês, criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, que formatou a franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a rede dobrou de tamanho e a procura de alunos aumentou em 30%. São 14 unidades espalhadas por São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Uruguai e Canadá.

O investimento inicial é de R$ 7.500, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5.800 a R$ 22,8 mil e lucro entre R$ 4.500 a R$ 13,7 mil.

Raio-X

Investimento inicial: R$ 7,5 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 5,8 mil a R$ 22,8 mil
Lucro médio mensal: de R$ 4,5 mil a R$ 13.680
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
Royalties: Isento nos três primeiros meses (a partir do quarto mês, mensal de meio salário mínimo até 35 alunos e 1 salário mínimo acima de 35)
Taxa de publicidade: isento

Ginástica do Cérebro

É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. Com a paralisação das aulas presenciais, a rede migrou para o ensino a distância e lançou o modelo de franquia home office, com aulas online. O franqueado atua como instrutor dessas atividades. A empresa conta com 20 unidades em 10 estados e teve um crescimento no número de alunos de cerca de 40%, a maior parte formada por idosos.

O investimento inicial no modelo home office é de R$ 20 mil, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5 mil a R$ 10 mil e lucro de 25% a 40%.

Raio-X

Investimento inicial (home office): R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 40%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Royalties: 8% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento

Cuidare Brasil

É uma das maiores redes de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais do país. Tem mais de 80 unidades franqueadas em 20 estados e no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento social, a procura pelos serviços da rede aumentou em 30%.

O investimento inicial fica entre R$ 25 mil a R$ 35 mil (dependendo do tamanho da cidade), com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 54 mil a R$ 180 mil e lucro entre 16% e 23%.

Raio-X

Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 40 mil (dependendo do tamanho da cidade)
Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
Lucro médio mensal: entre 16% e 23%
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Royalties: De 1 a 1,5 salário mínimo por mês, a partir do 4º mês do treinamento
Taxa de publicidade: isento

Guia-se

É a maior franquia de marketing digital do Brasil, com mais de 140 unidades franqueadas. No franchising desde 2010, conquistou sete vezes consecutivas o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O franqueado é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços. Durante a pandemia, a rede cresceu com contratos para novas operações e iniciou sua internacionalização, em Portugal.

O investimento inicial no modelo home office é de R$ 28,9 mil, com estimativa de faturamento médio mensal a partir de R$ 10 mil e lucro de 50%.

Raio-X

Investimento inicial: R$ 28,9 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
Lucro médio mensal: 50%
Prazo de retorno: de 6 a 24 meses
Royalties: 10% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento

Taki App

É um aplicativo de compras focado em varejo que atende a supermercados, farmácias, restaurantes, hortifrutis, açougues, água e gás, petshops, entre outros. Durante a pandemia do novo coronavírus, a procura pelo seu modelo de franquia disparou, saltando de 15 franquias em 2019 para 100 em 2020 em 20 estados brasileiros. Por meio da tecnologia, oferece a possibilidade de ampliar a receita de lojistas parceiros, comodidade e praticidade ao consumidor, além de segurança. Segundo o diretor de expansão da marca, Adriano Pagliotto, a expectativa para 2021 é dobrar o resultado alcançado neste ano.

O investimento inicial é de R$ 35 mil, com estimativa de faturamento médio mensal a partir de R$ 15 mil, e lucro de 60%.

Raio-X

Investimento inicial: R$ 35 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil
Lucro médio mensal: de R$ 9 mil a R$ 10 mil
Prazo de retorno:
12 meses
Royalties:
Não cobra
Taxa de publicidade: Variável

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias