Instituto Ana Hickmann planeja 8 novas franquias em MG

Franquias sem ciladas

Rede de cursos profissionalizantes mira expansão em cidades de médio e grande porte, como Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Uberlândia

O Instituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, anuncia seu plano de expansão para Minas Gerais. Em um ano, a franquia prevê a abertura de oito unidades em cidades de médio de grande porte, como Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Uberlândia, dentre outras.

De acordo com a masterfranqueada da região, Adélia Miranda, estima-se a geração de 70 novos empregos no estado por meio das novas unidades. O Instituto Ana Hickmann já possui 24 franquias pelo País, sendo duas delas no estado, em Contagem e em Belo Horizonte, esta última com capacidade para 900 alunos. “A franquia apresenta um modelo de negócio rentável para o franqueado. Em um ano de operação, pode-se atingir o faturamento de R$ 1,2 milhão”, comenta.

Segundo Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais, os cursos profissionalizantes ajudam a movimentar a economia da região. “Eles oferecem às pessoas a oportunidade de terem uma nova profissão, uma renda extra ou se tornarem donos do próprio negócio”, conta.

Em recente pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor já apresenta rápida recuperação da crise gerada pela pandemia. De todos os segmentos, o de Serviços Educacionais foi o terceiro que menos sentiu os efeitos do isolamento social: em julho, uma perda de 12% do faturamento em relação ao ano passado.

10 cursos e aulas dinâmicas

Atualmente, a rede oferece os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.

Todos eles envolvem parte prática, teórica e contam com turmas de até 20 alunos, o que garante aulas dinâmicas. Ao final dos estudos, o estudante deve realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC), como nas faculdades, e então recebe o certificado de formação profissional reconhecido em todo o País.

O aluno também é incentivado e apoiado desde o início de sua formação. Os estudantes que mais se destacam são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, e a instituição oferece cursos complementares extracurriculares como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”, ambos sem custos.

Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito de promover uma gestão profissional de excelência, e o Programa de Formação de Instrutores (PFI), para mantê-los atualizados com as melhores práticas de ensino.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 150 a mil a 280 mil, e o prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Instituto Ana Hickmann

O Instituto Ana Hickmann é uma rede de escolas profissionalizantes que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, oferecendo os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar. A empresária e apresentadora Ana Hickmann e o Grupo Kalaes são sócios da marca. Atualmente, a rede possui 24 unidades.

Investimento total (capital de giro e para instalação, e taxa de franquia): R$ 280 mil
Faturamento médio da unidade: R$ 110 mil por mês
Lucro mensal: entre 20% e 30% sobre o faturamento bruto
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Capital de Giro: R$ 46 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto

Fonte: GCom

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias