O que é preciso para abrir uma franquia

O que é preciso para abrir uma franquia?

Franquias sem ciladas

Conhecimento sobre o sistema de franchising, identificação com a marca, capital e gestão 24×7 são fundamentais para começar um projeto

Um negócio baseado no modelo de Franquia é estruturado e, teoricamente, muito mais seguro e rentável sobre qualquer outro tipo empreendimento. Ele pode ser muito lucrativo, ou apenas te auxiliar a complementar renda. Pode ser home office, ou estar sediado em um imóvel comercial.

São diversos detalhes e questionamentos, mas devemos começar pela pergunta: por que é teoricamente mais seguro? Mesmo sendo um negócio já montado para dar certo, se não houver empenho do franqueado, dificilmente a sociedade se sustentará, já que ele é tão responsável pela manutenção e crescimento da marca, quanto a própria franqueadora.

Antes de mais nada é preciso entender que Franchising é uma estratégia administrativa de um sistema de venda de licença, onde o franqueador autoriza o franqueado a utilizar o direito de uso da marca, infraestrutura, conhecimento e direito de distribuição de produtos ou serviços. Portanto, o novo parceiro de negócios de uma rede é uma parte fundamental de sustentação da empresa e precisa ser um profissional atuante no dia a dia da franquia.

Habilidades essenciais para o franqueado
Sueli Campos, consultora de franquias

A consultora em franquias, Sueli Campos, que possui 20 anos de experiência no segmento, esclarece e compara que “empreender em um modelo de franchising tem suas vantagens porque vem formatado, com metodologia, marca no mercado e suporte. Já empreender em um modelo próprio de negócio requer um pouco mais de trabalho. Porém, ambos requerem planejamento para curto, médio e longo prazos, e capacitação na área em que pretende empreender. Não é preciso ser especialista em gestão de negócios, mas é necessário ter noções mínimas sobre o empreendimento”.

Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes, com 26 anos de experiência no setor de franquias, ainda complementa. “Vivemos a quarta geração no franchising mundial e temos uma evolução enorme na relação entre as partes, por isso, a confiança precisa ser total, pois o franqueador transfere know how e o franqueado precisa saber claramente que precisa fazer gestão 24×7, olhando para o seu negócio o tempo todo”.

Com isso, o aspirante a franqueado de qualquer rede precisa estar atento sobre alguns aspectos importantes para entrar no Mundo das Franquias com mais segurança. “Um investidor deve sempre conhecer, em primeiro lugar, o ramo do negócio que está sendo oferecido e se está dentro de sua expectativa, pois sabemos claramente que algumas pessoas gostam mais de um determinado ramo e isso é fundamental para o negócio dar resultados. Depois é necessário pesquisar quem é a franqueadora, sua expertise, tempo de mercado, estrutura de suporte, plano de negócios e conversar com alguns franqueados da rede para checar esses dados. Entender a satisfação dos atuais franqueados é um ótimo termômetro. Além disso, é preciso ter certeza do seu capital disponível e se está de acordo com o plano de investimento proposto pela franqueadora, que precisa ter credibilidade”, orienta Kalaes.

“O candidato a franqueado deve se questionar sobre alguns pontos essenciais para decidir se realmente vai se adaptar ao modelo de franquia, como o seu nível de conhecimento do sistema, se tem perfil para trabalhar recebendo diretrizes e dentro de regras de padrões fechados e se realmente está disposto a seguir todas as diretrizes impostas pelo modelo de negócio”, complementa Sueli.

Além disso, a consultora faz algumas recomendações para quem quer abrir uma franquia. “É crucial ter identificação com a marca, produtos e metodologia do negócio. Além disso, dispor do total de investimento, inclusive com capital de giro até o negócio entrar no ponto de equilíbrio e não depender diretamente dele para o sustento do negócio, pelo prazo mínimo de um ano. Não inicie o acordo compromissado em pagar empréstimos, quer seja em bancos ou familiar, ou parcelar algum item do investimento, tendo uma reserva para esse pagamento, que será usada para negociar taxas iniciais com a rede e montagem da infraestrutura com fornecedores. Tenha um cronograma físico-financeiro aprovado por você, franqueadora e fornecedores para implantação da unidade e, por fim, deixe expressamente claro seus direitos, sobretudo, para caso a operação se torne inviável”.

Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes
Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes

Confiança na rede franqueadora, clareza e parceiros satisfeitos são elementos para a evolução da rede, conforme aponta Sidney. “Um investidor precisa ter confiança na franqueadora que está propondo o negócio, pois estamos falando de um investimento, muitas vezes, representado pela economia de uma vida inteira desse empreendedor. Um modelo de franquia precisa ser transparente, onde franqueado e franqueador abertamente conhecem seus desafios e oportunidades. Ter os planos de crescimento claros é vital para o desenvolvimento da rede e ela só cresce quando os franqueados estão felizes e ganhando dinheiro”, afirma.

Além do mais, o tempo de maturação da empresa e o feedback de outros franqueados, são cruciais na escolha mais assertiva. “É necessário ter em mente que não se constrói uma marca de uma hora para outra. É evidente que todo vendedor “doura seu produto”. Mesmo em cenário não pandêmico, nenhuma marca cresce rapidamente, do dia para noite. Negócios sérios, sólidos e sustentáveis exigem investimentos em tempo, economia, finanças, metodologia e inovação tecnológica. Pesquise sobre a franquia, estude os maiores números de unidades abertas possíveis em dias e horários diversos, converse com franqueados atuais e, se possível, com antigos, tente descobrir a real satisfação ou insatisfação dos franqueados. Faça uma varredura real na marca”, inclui Sueli.

E caso ainda tenha alguma dúvida sobre por qual marca optar, Sueli Campos aconselha. “Solicite ao franqueador os balanços consolidados dos últimos dois anos, as certidões negativas e quais ferramentas efetivas a franqueadora oferece no suporte da operação. Questione e peça para ver os manuais de operação e modelos de relatórios emitidos. E quanto a COF (Circular de Oferta de Franquia) e contrato exija a inclusão da clausula de repasse para caso o negócio se tornar inviável para você”.

Sidney, além de concordar sobre a COF, ainda enfatiza outro ponto importante. “Verifique se a franqueadora faz parte da ABF (Associação Brasileira de Franchising), analise claramente a COF com um advogado e para não arriscar, pois dinheiro não aceita desaforo, como diz o ditado popular, finaliza.

Confira algumas redes sólidas e confiáveis para que você tenha seu próprio negócio:

Instituto Ana Hickmann

Rede de escolas profissionalizantes que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável. Fundado em 2018, oferece os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da rede. Atualmente a marca possui 24 franquias.

Maislaser

Rede de clínicas de depilação a laser fundada em 2018 e que utiliza a mais alta tecnologia para realizar os tratamentos. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além de Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae. Atualmente a rede possui mais de 80 franquias. 

Odonto Special

Rede de clínicas odontológicas que oferece atendimentos completos e personalizados, utilizando equipamentos de última geração. Fundada em 2019, oferece uma série de especialidades, como clínica geral, estética, ortodontia, cirurgias, implantes, periodontia, endodontia, odontopediatria, harmonização facial e próteses. A empresária e apresentadora Sabrina Sato e o mestre em Odontologia Felipe de Abreu Jr são sócios da marca. Atualmente a marca possui 24 franquias.

Além do olhar – Ateliê de sobrancelhas

Fundada em 2014, a rede é referência nos cuidados com a sobrancelha. Com uma estrutura que remete a uma casa de boneca, proporciona conforto às clientes, além de ser uma nova experiência no segmento. No total, oferece serviços para micropigmentação esterilizadoras, cílios, depilação, limpeza de pele, escovas, penteados, make up e design de unhas. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da franquia, que atualmente conta com dez unidades.

Mercadão dos Óculos

Rede de óticas formada por uma diretoria com mais de 40 anos de experiência no ramo. Fundada em 2012, inovou no segmento ao popularizar seus produtos para as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 299,90. Em 2017, 2018, 2019 e 2020, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Atualmente conta com mais de 450 franquias.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias