6 dicas para melhorar seus negócios

6 dicas para melhorar seus negócios

Franquias sem ciladas

Há estudos comprovando que a chamada aprendizagem experiencial faz você assimilar mais do que qualquer outro método

Muitos empreendedores provavelmente conhecem dias assim: perder o sono pensando em coisas da empresa, passar a manhã correndo atrás dos clientes ou de pendências e passar a tarde quebrando a cabeça para resolver problemas.

Ainda que essa rotina seja estafante, pelo menos se trata de uma das melhores formas para se aprender. De fato, há estudos comprovando que a chamada aprendizagem experiencial faz você assimilar mais do que qualquer outro método, seja ouvindo palestras, lendo, fazendo oficinas, ou assistindo a qualquer outro tipo de aula.

Contudo, muitos empreendedores buscam no ensino tradicional uma forma de se desenvolver. Porém, o que foi percebido por meio de estudos científicos é que, como o aluno tomou muitas decisões difíceis o dia todo, os estímulos dados pelas aulas tradicionais fazem menos efeito.

O motivo para isso é que a concentração está em resolver os problemas práticos do negócio. Então, o comprometimento é maior com a aula quando os exercícios simulam situações do dia a dia.

Mas existem métodos mais adequados para esse público: aulas que alavanquem a troca de experiência com outros empresários são o caminho para o desenvolvimento, porque são calcadas na experiência de cada membro do grupo, o que faz com que haja melhor assimilação do aprendizado.

Para ajudar a identificar se o curso que você está considerando atende aos requisitos que comprovadamente apoiam empreendedores em seu desenvolvimento, o Prof. Dr. Sérgio Nunes Muritiba, coordenador do curso de Pós-graduação Gestão de Negócios para Proprietários de Empresa da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), elencou as dicas a seguir.

Você vai sofrer para aprender sozinho

Ninguém aguenta tanta emoção, ainda mais quando o sucesso de seu empreendimento depende de sua performance. Quando estamos fora da sala de aula e o jogo de empreender é de verdade, arriscar gera, na melhor das hipóteses, um enorme frio na barriga e, na pior das hipóteses, consequências para seu negócio.

Você vai levar mais tempo aprendendo sozinho

Possivelmente vai levar mais tempo para chegar a um patamar de conhecimento que só os empresários com muitos anos de experiência conseguem atingir. Através do conhecimento formal, dá para pular algumas etapas.

Tenha colegas empreendedores como você

Por mais que exista teoria, vai ser muito mais palpável se colegas que passam pelos mesmos desafios que você contarem os problemas deles e como resolveram.

Exercícios que foquem problemas reais dos empresários

Muitos cursos usam “cases” práticos, mas que são muito distantes da realidade média das empresas brasileiras. Exemplos de outro país, de empresas muito maiores ou centenárias são menos úteis do que os casos dos seus próprios colegas, ou de empresas mais próximas ao estágio da sua

Professores devem ter experiência prática (de verdade) e formação em pós-graduação

Os melhores docentes para dar aula para empreendedores são aqueles que já passaram ou passam pelos mesmos desafios de gerenciar uma empresa, mas que também têm formação (afinal não adianta só ter opinião, tem que ter embasamento). Não é fácil encontrar profissionais assim, mas existem cursos dos quais um grande percentual dos professores tem esse currículo. Você pode checar com cuidado o currículo dos docentes, antes de se matricular.

Experiência internacional nem sempre são viáveis

MBAs internacionais podem não ser viáveis para quem tem uma empresa para tocar, alguns cursos trazem ou professores com formação internacional ou experiências práticas para ver como outras partes do mundo resolvem os perrengues que você enfrenta.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias