Franqueado inaugura 2 unidades de ótica em 7 meses

Franqueado inaugura 2 unidades de ótica em 7 meses

Franquias sem ciladas

A duas lojas do Mercadão dos Óculos, em Passo Fundo (RS), tiveram sucesso imediato. A primeira teve sua meta batida no primeiro mês e a segunda, em 10 dias

Em sete meses, na cidade de Passo Fundo (RS), os sócios Roberta Dornelles e Juliano Machado se tornaram os mais novos multifranqueados do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas rede de óticas do Brasil. A primeira loja foi aberta em dezembro de 2019 e já no primeiro mês bateram a meta do faturamento.

Motivados pela alta rentabilidade e por um modelo de negócio diferente das óticas tradicionais, eles investiram na compra da segunda unidade nos meses seguintes. Então veio a pandemia. “No primeiro momento foi um baque, ficamos 15 dias fechados. Mas as óticas oferecem produtos voltados para a saúde dos olhos, algo necessário para a população. Os clientes nos procuravam e a gente tinha de dar um jeito”, comenta Roberta.

Com a reabertura autorizada, ela conta que fortaleceram o trabalho nas redes sociais, rádios locais, além de fazerem atendimento em domicílio. Com o tempo, o faturamento da loja voltou a crescer, apesar de nunca terem tido experiência na área. “Eu sou farmacêutica e o Juliano administrador de outro ramo”, destaca.

Em julho, os sócios sentiram que estava na hora de inaugurar a segunda unidade, que tinha sido comprada meses atrás. Outro sucesso! Em dez dias de operação, a franquia faturou o esperado para o mês inteiro.

De acordo com Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos, a história de Passo Fundo é a mesma de outros franqueados da rede. “São empreendedores sem nenhuma experiência em óticas, que se encantam pelo modelo de negócio, trabalham duro, obtém ótimos resultados e investem em uma nova unidade”. Atualmente a rede conta com mais de 450 franquias e mais de 50% delas pertencem a multifranqueados.

Dez inaugurações no mês de julho

Além do lançamento de Passo Fundo, o Mercadão dos Óculos inaugurou outras nove unidades no mês de julho, em seis estados, nas cidades de Manaus (AM), Timbó (SC), Mauá (SP), Vargem Grande do Sul (SP), Assis (SP), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Campo Belo (MG), Alegrete (RS) e Marialva (PR).

“O Mercadão dos Óculos possui um modelo de negócio rentável, aplicável em qualquer região do Brasil, seja em cidades pequenas ou em metrópoles”, comenta Freitas.

No ano passado, a rede lançou uma modalidade de investimento para municípios com até 30 mil habitantes. “Desenvolvemos um modelo de negócio flexível para o bolso desse investidor, sem que ele precise mudar de praça para abrir uma unidade”, comenta o diretor-executivo do Mercadão dos Óculos. “Com isso promovemos mais qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau nessas cidades”, completa.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.

Investimento: a partir de R$ 100 mil
Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 15 meses a 20 meses
Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
Capital de Giro: de R$ 25 mil a R$ 65 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%

Fonte: GCom

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias