5 dicas para escolher uma boa franquia

5 dicas para escolher uma boa franquia

Franquias sem ciladas

Checar a reputação e o suporte da marca, enxergar além do momento e avaliar a rentabilidade são alguns dos pontos essenciais na hora de investir em uma unidade

Com o bom desempenho do franchising nacional, a busca por franquias tem sido uma opção para quem busca empreender. Porém, para não ser levado pela emoção de ter o próprio negócio, é importante se informar sobre o setor e fazer a escolha certa.

Para isso, Gustavo de Freitas, diretor executivo do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, separou cinco dicas rápidas que devem ser levadas em consideração na hora de investir em uma franquia. Confira:

  1. Cheque a reputação: todos os anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) premia com o Selo de Excelência em Franchising as marcas mais bem avaliadas pelos franqueados. Este é um excelente termômetro para saber sobre a satisfação do negócio.
  • Pergunte sobre o suporte: a falta dele é uma das principais reclamações dos investidores, que se sentem isolados e com a sensação de que foram enganados. Converse com a franqueadora, mas também com franqueados para saber exatamente como funciona esse trabalho.
  • Pense além do momento: essa franquia ainda será um bom negócio daqui a dois anos ou é só uma onda do momento? Procure por segmentos que há anos apresentam rentabilidade ou que oferecem uma solução atemporal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050, metade da população mundial será míope ou terá algum problema de visão. No ano passado, o segmento óptico faturou mais de R$ 20 bilhões.

  • Avalie a localização: em geral, a escolha é feita pela franqueadora, mas deve-se tomar cuidado, pois um ponto com pouca movimentação e com muitos concorrentes irá dificultar o andamento do negócio. Pergunte: como a rede avalia a localização de uma unidade? É um bom método?
  • Atenção à taxa de rentabilidade + retorno de investimento: quanto a franquia é rentável e em quanto tempo o investidor receberá seu payback? Deixar esses números passarem batido e não avaliá-los é um erro comum no franchising.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias