Varejo mira em sustentabilidade e inovação

Varejo mira em sustentabilidade e inovação

Para 2023, há novas prioridades para um crescimento sustentável das redes de franquias, incluindo as pessoas e meio ambiente

O varejo já demonstrou em anos anteriores, especialmente no Franchising, resiliência diante dos desafios, maturidade e muita persistência para superar adversidades.

Ainda haverá reflexos econômicos e geopolíticos negativos do ano passado, mas ao mesmo tempo, é necessário observar como mudar o cenário.

Para 2023, segundo a publicação O delicado equilíbrio do varejo, conduzida pela KPMG, há novas prioridades para o setor e oportunidades de crescimento sustentável, considerando aspectos atualizados relacionados com pessoas, meio ambiente e resultados.

Também há destaque para os desafios econômicos e geopolíticos que seguem impactando 2023. A inflação global faz os consumidores terem menos poder de compra e as margens das empresas estão sob pressão.

Além disso, as políticas monetárias mais apertadas dos bancos centrais aumentam o custo de capacitação de capital e as restrições ao crédito. Por fim, e não menos importante, uma possível recessão está na perspectiva de muitas economias ao redor do mundo.

“Para além do contexto econômico desafiador, é a resiliência dos varejistas que vai movimentar as transformações que o setor precisa para se adaptar ao novo momento. Os executivos líderes sabem que os atuais desequilíbrios econômicos globais prejudicam o setor, mas precisam conduzir soluções práticas que mitiguem riscos e gerem resultados. O protagonismo dos colaboradores, por exemplo, tem potencial para impulsionar as mudanças necessárias. O varejo continua sendo um dos segmentos mais poderosos no mundo, com capacidade para efetuar progressos significativos no meio ambiente e na sociedade”, afirma o sócio líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, Fernando Gambôa.

Práticas éticas e responsáveis

A publicação ressalta que aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes e as varejistas que adotam práticas éticas e responsáveis estão melhor posicionadas no mercado.

Outro dado é que as empresas de varejo também precisam ser flexíveis e inovadoras em relação aos novos modelos de negócios, como a economia compartilhada e as plataformas de comércio eletrônico.

Solução

Uma saída está na personalização da experiência do cliente para atender necessidades específicas. O foco nos talentos permanece em 2023 devido à escassez de profissionais qualificados e expectativas em relação ao papel dos varejistas nas comunidades em que atuam. Este é um dos fatores que provoca uma série de adaptações nas empresas em temas como gestão de talentos, recrutamento e cultura corporativa.

O conteúdo da KPMG evidenciou as três principais preocupações prioritárias para os varejistas em 2023: proteção de margem combinada com sustentabilidade, considerando que a lucratividade do setor caiu até 50% em muitos mercados nos últimos dez anos; funcionários e sociedade, uma vez que, em muitos países, o varejo é o maior empregador; e funcionários e inovação dos negócios, considerando que os profissionais são um dos ativos mais importantes do setor e podem colaborar para o aprimoramento da experiência do consumidor.

“Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades em um mercado em constante mudança. A crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial, a automação e a Internet das Coisas, conectadas ao aumento do comércio eletrônico e da economia compartilhada, oferecem novas oportunidades para as empresas alcançarem novos clientes, ampliarem eficiência e melhorarem rentabilidade”, finaliza Fernando Gambôa.

Fonte: assessoria de imprensa da KPMG

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias