Embracon acelera expansão e cria 1ª franquia de consórcios

Embracon acelera expansão e cria 1ª franquia de consórcios

O setor teve crescimento de 14,1%, na comparação de 2021 com 2022, com isso a empresa prevê abrir 20 unidades ainda neste ano


A Embracon, administradora de consórcios, inaugurou neste mês, a sua primeira franquia do negócio, no município de Sertãozinho (SP). O lançamento da modalidade faz parte do plano de expansão para garantir a presença da marca em todos os estados do Brasil.

Com investimento inicial a partir de R$ 100 mil, a merca tem a expectativa de abrir 20 franquias ainda este ano e, a partir de 2024, iniciar um plano de expansão, chegando a 100 unidades. No ano passado, a empresa que é fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil, cresceu 26%.

Segundo o vice-presidente de Negócios da Embracon, Luís Toscano, a novidade faz parte da estratégia para ampliar a capilaridade nacional da marca, por filiais próprias ou parcerias.

“Estamos confiantes na ampliação deste modelo, por conta das vantagens econômicas e financeiras oferecidas ao franqueado. A Embracon trabalha com multicanais de vendas para oferecer os seus produtos e possui 92 filiais próprias, 602 parceiros de negócios, considerando varejistas e institucionais, com bancos de montadoras, cooperativas, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas, entre outras. Esse é o melhor momento para o investidor adquirir uma franquia de consórcio, pela evolução do segmento “, avalia.

Sistema de Consórcios 

Trata-se de uma solução apoiada pela Lei 11.795 do Consórcio. É definido como um “direito de compra”. Diferentemente do financiamento, não há incidência de juros, mas, sim, taxa de administração.

O consórcio é uma opção válida para quem quer poupar e fazer seu dinheiro render mais que poupança, já que a parcela paga é ajustada anualmente de acordo com índices financeiros, garantindo o poder de compra na contemplação.

Há variados tipos de consórcios, desde aquisição de imóvel, de automóvel, de máquinas e até mesmo contratação de serviços, como para festas de aniversário, cirurgia plástica, casamento, cursos, etc.

É indicado para quem tem perfil de investidor tradicional e busca soluções de baixo risco.

Cenário 

Nos últimos anos, as altas taxas de juros influenciaram diretamente no crescimento do consórcio, devido ao encarecimento dos empréstimos e financiamentos bancários. O endividamento das famílias brasileiras é de 78,9%, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já, segundo a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), atualmente, são mais de 9 milhões de consorciados ativos, sendo de janeiro a setembro de 2022 negociadas 2,95 milhões de novas cotas, crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias